Jogos e resolução de problemas em aulas de matemática: sentidos atribuídos pelos estudantes do 2.º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.259-281

Palavras-chave:

Jogos, Resolução de problemas, Aulas de matemática, Prática pedagógica

Resumo

Este texto relata um estudo de natureza qualitativa que envolveu alunas-estagiárias da disciplina “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Matemática”, do curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que, em seu estágio supervisionado, experienciaram, com alunos do 2.º ano do ensino fundamental em aulas de matemática, a metodologia da resolução de problemas na perspectiva do desenvolvimento de jogos e buscaram identificar e analisar os sentidos atribuídos por eles nessas atividades. No percurso formativo também foi possível identificar e analisar as possibilidades da utilização dessa proposta metodológica na prática pedagógica, além de aprofundar os conhecimentos teóricos, graças aos referenciais que embasaram teoricamente a investigação, ancorados nos estudos de Grando, Muniz, Nacarato, Mengali e Passos, Oliveira e Passos, Serrazina, e outros que discutem a temática desta pesquisa. Os dados foram coletados e analisados por meio da utilização de questionário aplicado aos estudantes do ensino fundamental; da observação participante e da intervenção durante as aulas de matemática; das narrativas orais (audiogravações das aulas) e das narrativas escritas; e do diário reflexivo das pesquisadoras. A análise dos dados indica que o desenvolvimento de jogos nas aulas de matemática possibilita aos estudantes criar estratégias para resolução das situações-problema, apropriar-se de conceitos matemáticos através da sua participação ativa nos jogos, de maneira lúdica e prazerosa. Este trabalho contribuiu para enriquecer conhecimentos, visto que é possível tornar a matemática mais prazerosa e menos tediosa para os alunos, além de desenvolver o seu raciocínio, pela participação ativa e pela organização do pensamento matemático.

 

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Biografia do Autor

Sandra Alves de Oliveira

Doutoranda em Educação – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil. Mestra em Educação – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil. Docente – Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII, Guanambi, Bahia, Brasil. Docente na Educação Básica - Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia, Brasil. E-mail: sandraoliveira.uneb@gmail.com.

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Publicado

2020-08-18

Como Citar

OLIVEIRA, S. A. de. Jogos e resolução de problemas em aulas de matemática: sentidos atribuídos pelos estudantes do 2.º ano do ensino fundamental. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 259–281, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.259-281. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8968. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios