A Estética e a Ecologia em Frans Krajcberg

  • MAGALY PESSOA NUNESMAIA
Palavras-chave: Frans Krajcberg. Grito. Arte. Ecologia.

Resumo

Enfatiza as relações entre o pensamento e o engajamento ecológico de Frans Krajcberg e sua poética artística, verificadas mediante a aproximação da perspectiva curatorial do artista, na mostra “Grito: Ano Mundial da Árvore”, realizada na Sala de Arte Contemporânea do Palacete das Artes – Rodin Bahia, no período de 7 de abril a 17 de julho de 2011, na cidade de Salvador. O percurso construtivo deste artigo perpassa pelo conjunto de obras selecionadas pelo artista para composição do projeto expográfico, pontuando a representatividade do recorte apresentado para a compreensão do processo criativo de Krajcberg ao longo de décadas. Discorre acerca da relevância de suas ideias, que desde a década de 1950 exacerba as possibilidades construtivas de uma nova visualidade, comprometida politicamente com a questão ambiental, e que, ao adentrar a segunda década do século XXI, permanece inovadora, criando estratégias simbólicas e metafóricas de comunicação com o interator, apropriando-se de múltiplas técnicas para renovação de discursos imagéticos que ratifiquem e reverberem o seu grito em favor da Vida. A dialética de sua obra e vida provoca contundentes reflexões, estabelecendo neste texto interfaces sutis com autores como Fritjof Capra, Edgar Morin, Paulo Freire, Fausto Azevedo, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MAGALY PESSOA NUNESMAIA

Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Artes, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA) na linha de pesquisa de História da Arte Brasileira. Especialista em Arte-Educação, Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Licenciada em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica de Salvador (UCSal); Bacharel em Museologia com habilitação em museus de Arte e de História (UFBA). Idealizadora, Coordenadora e Consultora do ‘Ecorrastros: Laboratório de Arte-Ecoalfabetização’ realiza projetos transdisciplinares em uma perspectiva sistêmica, para aproximação de crianças das Linguagens da Arte, da Ecologia e do Museu, intermediados pela obra do artista Frans Krajcberg.

Publicado
2013-12-01
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1062
  • PDF downloads: 656
Como Citar
NUNESMAIA, M. P. (2013). A Estética e a Ecologia em Frans Krajcberg. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(3). https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p