Estrangeiros entre Nós Outros, Estrangeiros para Nós Outros: O Lugar do Estrangeiro em Uma Margem Distante
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%25pPalavras-chave:
Estrangeiro. Deslocamento. Identidade. Julia Kristeva. Caryl Phillips.Resumo
Neste estudo, reflete-se sobre o status do estrangeiro e os questionamentos que o outro impõe a partir do romance Uma margem distante, de Caryl Phillips. Toma-se estrangeiro em um sentido amplo, como categoria relacionada à sinalização da transgressão, não se restringindo a critérios de deslocamento geográfico, mas resultante, antes, do cruzamento de qualquer fronteira do sistema social. Analisa-se o lugar ocupado pelos protagonistas da história: Dorothy Jones, inglesa que progressivamente perde seus referenciais sociais e afetivos, e Gabriel-Solomon, refugiado africano radicado na Inglaterra, onde em vão busca o lar que sua pátria já não mais oferece: estrangeiros, ambos– um em terra alheia e a outra na própria terra natal. A análise é embasada, sobretudo, nas reflexões de Kristeva (1994) sobre o lugar do estrangeiro e o valor metafórico dessa posicionalidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-01
Como Citar
SILVA, D. A. Estrangeiros entre Nós Outros, Estrangeiros para Nós Outros: O Lugar do Estrangeiro em Uma Margem Distante. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, 2013. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/889. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.