COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.123-144

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Professor Gestor, Habilidades e Competências

Resumo

O artigo ocupa-se de evidenciar as habilidades pertinentes ao professor universitário que, ao longo da sua carreira, ocupa posições administrativas na Instituição de Educação Superior (IES). O interesse pelo tema está no fato de as autoras possuírem atuação na graduação, pós-graduação e extensão, e experiência em gestão universitária. O tema tem sido bem aceito nas discussões referentes à gestão, considerando que há uma disponibilidade maior de produções que versam sobre gestão escolar, o que evidencia a necessidade de se tratar o tema no universo da educação superior e que permite problematizar: faz-se necessário um perfil específico de professor gestor para atender ao modelo multicampia? A pesquisa delimita o professor gestor, em especial, o diretor de departamento e toma como campo de estudo a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fazendo, quando necessário, um diálogo com outras IES baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A opção por esta instituição deve-se ao fato de, no conjunto, possuir natureza multicampi, em um total de vinte e quatro, enquanto a UESB possui dois campis. O objetivo do artigo consiste em evidenciar que, mesmo com experiência no ensino, na pesquisa e na extensão, é também exigido dos docentes o conhecimento da área administrativa que os habilite para o exercício da gestão. A metodologia adotada é pesquisa de natureza descritiva e abordagem qualitativa baseada em bibliografia, legislação e documentação pertinente ao funcionamento da IES. A pesquisa conclui demostrando que, o fato de a UNEB ser de natureza multicampi, possui um modelo de gestão próprio, de forma a atender a esta sua característica, o que implica no desenvolvimento de habilidades específicas para o professor gestor com o propósito de promover o desenvolvimento das funções da universidade de forma eficaz e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Maria Brandão de Aras, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em História Social, Universidade de São Paulo, Professora do Programa de Pós-graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. ORCID: 0000-0003-0654-9777. E-mail: laras@ufba.br

Ana Claudia Pacheco de Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Literatura e Diversidade Cultura - Universidade Estadual de Feira de Santana, Professora do Curso de Licenciatura
em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, Campus V/UNEB, Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e gestão escolar: aspectos sócioculturais e contemporaneidade.
ORCID: 0000-0002-1991-203X. E-mail: acandrade@uneb.br

Luzinete Gama de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB); Graduada em Biologia pela Universidade Estadual
de Pernambuco (UPE); Coordenadora da Auditoria de Controle Interno da UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região - EduReg/UNEB.
ORCID: 0000-0002-8780-8314. E-mail: lgoliveira@uneb.br

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

ARAS, L. M. B. de; ANDRADE, A. C. P. de; OLIVEIRA, L. G. de. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 123–144, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.123-144. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático