COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.123-144

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Professor Gestor, Habilidades e Competências

Resumo

O artigo ocupa-se de evidenciar as habilidades pertinentes ao professor universitário que, ao longo da sua carreira, ocupa posições administrativas na Instituição de Educação Superior (IES). O interesse pelo tema está no fato de as autoras possuírem atuação na graduação, pós-graduação e extensão, e experiência em gestão universitária. O tema tem sido bem aceito nas discussões referentes à gestão, considerando que há uma disponibilidade maior de produções que versam sobre gestão escolar, o que evidencia a necessidade de se tratar o tema no universo da educação superior e que permite problematizar: faz-se necessário um perfil específico de professor gestor para atender ao modelo multicampia? A pesquisa delimita o professor gestor, em especial, o diretor de departamento e toma como campo de estudo a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), fazendo, quando necessário, um diálogo com outras IES baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A opção por esta instituição deve-se ao fato de, no conjunto, possuir natureza multicampi, em um total de vinte e quatro, enquanto a UESB possui dois campis. O objetivo do artigo consiste em evidenciar que, mesmo com experiência no ensino, na pesquisa e na extensão, é também exigido dos docentes o conhecimento da área administrativa que os habilite para o exercício da gestão. A metodologia adotada é pesquisa de natureza descritiva e abordagem qualitativa baseada em bibliografia, legislação e documentação pertinente ao funcionamento da IES. A pesquisa conclui demostrando que, o fato de a UNEB ser de natureza multicampi, possui um modelo de gestão próprio, de forma a atender a esta sua característica, o que implica no desenvolvimento de habilidades específicas para o professor gestor com o propósito de promover o desenvolvimento das funções da universidade de forma eficaz e eficiente.

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Biografia do Autor

Lina Maria Brandão de Aras, Universidade Federal da Bahia

Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em História Social, Universidade de São Paulo, Professora do Programa de Pós-graduação em História e do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. ORCID: 0000-0003-0654-9777. E-mail: laras@ufba.br

Ana Claudia Pacheco de Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Literatura e Diversidade Cultura - Universidade Estadual de Feira de Santana, Professora do Curso de Licenciatura
em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, Campus V/UNEB, Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e gestão escolar: aspectos sócioculturais e contemporaneidade.
ORCID: 0000-0002-1991-203X. E-mail: acandrade@uneb.br

Luzinete Gama de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB); Graduada em Biologia pela Universidade Estadual
de Pernambuco (UPE); Coordenadora da Auditoria de Controle Interno da UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região - EduReg/UNEB.
ORCID: 0000-0002-8780-8314. E-mail: lgoliveira@uneb.br

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

ARAS, L. M. B. de; ANDRADE, A. C. P. de; OLIVEIRA, L. G. de. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR GESTOR: atribuições no modelo multicampi. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 123–144, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.123-144. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8882. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático