A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.235-258

Palavras-chave:

Quadriláteros, Teoria Antropológica do Didático, Análise prévia

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros. Para isso, utilizou-se como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, proposta por Yves Chevallard, para a realização de uma análise praxeológica das questões propostas no instrumento supracitado. Os resultados obtidos por meio da análise à luz da TAD foram comparados com uma análise prévia, que teve como foco esse mesmo instrumento de coleta de dados. Tal comparação permitiu evidenciar pontos de apoio oferecidos pela Teoria Antropológica do Didático que contribuíram para uma análise mais detalhada sobre os tipos de tarefa em questão. Os resultados apontaram que a utilização dos dois tipos de análises foi positiva, pois o estudo sob a ótica da TAD ampliou o repertório para análise dos itens apresentados, enquanto que a outra análise focou mais nos tipos de respostas possivelmente apresentados por estudantes de licenciatura em Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcel Muniz Vilaça, Universidade Federal de Pernambuco

Formado no Curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns no ano de 2014. Atuo como professor de matemática na rede pública e na rede privada. Mestre Em Educação Matemática e Tecnológica pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - UFPE e doutorando no mesmo curso e instituição.

Larisse Vieira de Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2014) pela Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns-PE.

André Pereira da Costa, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor da área de Educação Matemática na Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, onde atua como docente permanente no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UFOB).

Referências

ANA, W. P. S.; LEMOS, G. C. Metodologia científica: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdkee-André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 4, n. 12, 2018.

ARAUJO, A. J. O Ensino de Álgebra no Brasil e na França: estudo sobre o ensino de equação do 1º grau à luz da teoria antropológica do didático. 292f. tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2009.

BARROS, A. L. S.; BELLEMAIN, P. M. B. Relações pessoais e relações institucionais com o teorema de Pitágoras. educação matemática Pesquisa, São Paulo, v.20, n.3, p. 145-163, 2018.

CÂMARA DOS SANTOS, M.; BESSA DE MENEZES, M. A Teoria Antropológica do Didático: uma releitura sobre a teoria. Perspectivas da educação matemática, Mato Grosso do Sul, v. 8, número temático – p. 648-670, 2015.

CHEVALLARD, Y. L’analyse de des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologique du Didactique. recherches en didactiques des mathématiques, v. 19, n. 2, p. 221-266, 1999.

CRESCENTI, E. P. A formação inicial do professor de matemática: aprendizagem da geometria atuação docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR, v.3, n.1, p. 81-94, jan.-jun. 2008.

FERREIRA, P. S. M.O uso do Geoplano Digital em sala de aula como proposta para cálculo de áreas dos Quadriláteros.Seropédica, RJ. 53 p. dissertação (Mestrado em Matemática). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel-Gerhardt e Denise Tolfo Silveira. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HERNÁNDEZ-SAMPIERI, R.; FERNÁNDEZ-COLLADO, C.; BAPTISTA-LUCIO, P. metodología de lainvestigación (4a ed.). Cidade do México: McGraw-Hill, 2006.

LORENZATO, S. (org.). o laboratório de ensino de matemática na formação de professores / Sergio Lorenzato (org.). (Coleção Formação de Professores) – 3. Ed. – Campinas, São Paulo, 2012.

LEIVAS, J. C. P. uma viagem sob o olhar de um geômetra. Pesquisa e ensino, v. 1, p. e202007, 2 abr. 2020.

PEREIRA, A.S. et. al. Metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico] / Adriana Soares Pereira ... [et al.]. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018.

PEREIRA DA COSTA, A. A construção do conceito de quadriláteros notáveis no 6° do ensino fundamental: um estudo sob a luz da teoria vanhieliana. 2016. 242f. dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2016.

PEREIRA DA COSTA, A. A construção de um modelo de níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico: o caso dos quadriláteros notáveis. 2019. 401f. tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco: Recife, 2019.

PEREIRA DA COSTA, A.; ROSA DOS SANTOS, M. O estudo de quadriláteros notáveis no livro didático de Matemática: um olhar para a organização matemática. revemop, Ouro Preto, MG, v. 1, n. 2, p. 229-247, 2019.

PRAÇA, F. S. G. Metodologia da Pesquisa Científica: Organização Estrutural e os Desafios para Redigir o Trabalho de Conclusão. revista eletrônica “diálogos Acadêmicos”, 2015.

ROSA DOS SANTOS, M. A Transposição Didática do Conceito de Áreas Figuras Geométricas Planas no 6º ano do Ensino Fundamental: um olhar sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2015. 282f. tese (Doutorado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.

VILAÇA, M. M. Investigando o modo que licenciandos em Matemática se apropriam do geoplano para o ensino de quadriláteros. 2018.

f. dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

VIEIRA, C. R. Reinventando a geometria no ensino médio: uma abordagem, envolvendo materiais concretos, softwares de geometria dinâmica e a Teoria de Van Hiele. 2010. 154f. dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto: Ouro Preto, 2010.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

VILAÇA, M. M.; MELO, L. V. de; COSTA, A. P. da. A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 2, p. 235–258, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.235-258. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios