Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs

Autores

  • Thiago Falcão

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25p

Palavras-chave:

Mundos virtuais. MMORPGs. Textualidade. Produção de sentido.

Resumo

O objetivo do presente artigo é verificar como se dão as particularidades na dinâmica de produção de texto - este sentido interpretado como artefato cultural como uma função de significação - em ambientes virtuais multiusuário, híbridos entre as dinâmicas das ferramentas de interação social e dos jogos eletrônicos, que promovem uma estrutura de interação síncrona entre seus usuários - ambientes conhecidos comumente como mundos virtuais ou MMORPGs. Partindo da hipótese de que apesar de existir uma narrativa linear, como a que é encontrada em vários jogos eletrônicos single player - desenhados para uma experiência entre usuário e computador - , tais ambientes apresentam-na como apenas um dos fatores que trabalham para que haja uma produção de significado no contato entre usuários e mundo - dando vazão também ao fato de que as experiências entre usuário, e não só entre usuário e texto, são portadores de um potencial de criação textual que não pode ser menosprezado.

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

FALCÃO, T. Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/867. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático