A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568

Palavras-chave:

Educação profissional, Inclusão, Pessoa com deficiência

Resumo

O artigo apresenta a concepção do docente da educação profissional sobre o processo de inclusão, suas percepções e dissonâncias para a criação de um ambiente educacional de qualidade. O estudo tem o propósito de investigar a percepção do docente a caracterização do termo inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como técnica. Obteve-se como resultado dissonâncias e discordâncias frente a compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, o que sugere a falta de conhecimento do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. Conclui-se então a precariedade de formação e de informação adequada dos docentes.

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Biografia do Autor

Roberto Kanaane, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Ciências (USP). Professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Email: roka@roka.com.br

Andrea Ribeiro Ramos, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). E-mail: andrea.ramos2008@gmail.com

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

KANAANE, R.; RAMOS, A. R. A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 240–260, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos