HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MANAUS: do Instituto Montessoriano Álvaro Maia (1943) ao Instituto Filippo Smaldone (1984)
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.180-197Palavras-chave:
Educação Especial, História da Educação, Política educacionalResumo
O início do atendimento às pessoas com deficiência se deu por meio das instituições especializadas, considerando a atuação da iniciativa privada e o descaso do Poder Público com essa parcela da população. O presente estudo objetivou descrever e analisar a atuação das instituições especializadas no contexto da história da educação especial manauara, considerando o período de criação do Instituto Montessoriano Álvaro Maia (1943) ao Instituto Filippo Smaldone (1984). Verificou-se que as instituições especializadas criadas no âmbito manauara não apenas tiveram seu funcionamento vigente por meio do recebimento de auxílio financeiro do Poder Público, mas também por meio diversas ações realizadas que visavam arrecadar recursos para sua manutenção. Se em âmbito nacional, as normativas jurídicas trouxeram inúmeros desafios para a regulamentação da oferta dos serviços especializados, em Manaus podem-se observar essas demandas. Além disso, a história da Educação Especial no contexto manauara carece de dados mais aprofundados relacionados ao aspecto pedagógico da atuação dessas instituições especializadas, bem como as diferentes formas de encaminhamento das pessoas com deficiência a esses serviços especializados. Portanto, embora tenhamos como fator limitante o período de criação dessas instituições e a ausência de fontes históricas que possibilitem desvelar aspectos relevantes do cenário educacional local, há um profícuo espaço de atuação para os pesquisadores no campo da história da educação especial amazonense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.