2003 – O ANO DO COMEÇO: CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

Autores

  • Wilson Roberto Mattos

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Ações Afirmativas, Racismo, Educação, Universidade

Resumo

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através de decisão do seu Conselho Universitário, implantou em 2002, o sistema de cotas para candidatos negros concorrentes aos seus cursos de graduação e pós-graduação. O presente texto, além de um pequeno histórico sobre o funcionamento institucional do sistema e suas características, informa sobre a inclusão das cotas para as populações indígenas, em 2007. Deu-se destaque ao fornecimento e análise de alguns dados informativos sobre o primeiro ano de implantação do sistema. Com base em dados apresentados pela Cooperativa de Vestibular da UNEB/COPEVE, refletiu-se sobre a composição e singularidades dos estudantes negros ingressos, bem como analisou-se o desempenho que os mesmo obtiveram no primeiro ano. O texto apresenta reflexões sobre o conceito de ações afirmativas, bem como, aborda aspectos críticos relacionados às desigualdades raciais presentes no ensino superior brasileiro.

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Biografia do Autor

Wilson Roberto Mattos

Professor Adjunto de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pró-Reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (UnebNEB). Líder do Grupo de Pesquisa FIRMINA-PÓS/COLONIALIDADE: Educação, Cultura e Ações Afirmativas. Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e no Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (UNEB).

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Publicado

2020-08-07

Como Citar

MATTOS, W. R. 2003 – O ANO DO COMEÇO: CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7. Acesso em: 25 dez. 2024.