A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal

Autores

  • Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte Universidade Federal de Santa Maria
  • Leandra Bôer Possa UFSM

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154

Palavras-chave:

Professor alfabetizador, Governamentalidade, Formação Continuada, PNAIC

Resumo

O presente texto faz parte da Dissertação intitulada Rastros e vestígios das práticas de produção do professor alfabetizador: uma história a ser considerada na formação continuada, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, que objetivou implicar a formação continuada a uma análise das práticas de produção do professor alfabetizador no Brasil. A partir dos Estudos Foucaultianos em Educação, em especial da ferramenta governamentalidade, entendeu-se a produção do professor alfabetizador na formação continuada do PNAIC, no contexto da racionalidade neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Luciene Albuquerque Bragamonte, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da UFSM. E-mail: patriciabragamonte@gmail.com

Leandra Bôer Possa, UFSM

Professora Doutora do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, UFSM. Coordenadora do GEPE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão da UFSM. ORCID: https://orcid.org/0000-0001- 6833-7572 E-mail: leandrabp@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

BRAGAMONTE, P. L. A.; POSSA, L. B. A PRODUÇÃO DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: ressonâncias da racionalidade neoliberal. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 135–154, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.135-154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4915. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios