Desafios e Possibilidades na Gestão de Periódicos Acadêmicos: experiências com a difusão do conhecimento na Plurais - Revista Multidisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.21-36

Palavras-chave:

Gerenciamento de Periódicos, Difusão do Conhecimento, Sistemas Digitais. Acesso Aberto

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar a Plurais Revista Multidisciplinar da UNEB enquanto periódico eletrônico gerenciado pelo conjunto de Programas de Pós-graduação em Educação, na modalidade de pesquisa em Mestrados Profissionais em Educação. O periódico é voltado à divulgação da produção científica e acadêmica desse coletivo desde 2016 e está lotado no Programa stricto sensu Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, da Universidade do Estado da Bahia – GESTEC UNEB. Assim, o texto argumenta necessidades e possibilidades existentes no processo de gestão de periódicos científicos que passam por desafios contemporâneos, por questões relacionadas ao acesso aberto e que precisam ser discutidas amplamente. Para tanto, como a Plurais, os periódicos precisam se associar, cada vez mais, às tecnologias da informação e comunicação para cumprir seu papel de difusão e divulgação do conhecimento científico, alcançando maior visibilidade na comunidade acadêmica, e promovendo a democratização do conhecimento, a partir de condições de igualdade ao acesso a literatura acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvania Clemente Viana, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Bacharel em informática pela UCSAL; Analista Universitário da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Márcea Andrade Sales, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação. Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação, Campus I/Salvador-BA. Professora permanente do Mestrado Profissional e Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC UNEB.

Darlaine Pereira Bomfim das Mercês

Bacharel em Ciências Sociais (UNEB, 2016). Especialização em Educação em Direitos Humanos (em curso)

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

VIANA, G. C.; SALES, M. A.; MERCÊS, D. P. B. das. Desafios e Possibilidades na Gestão de Periódicos Acadêmicos: experiências com a difusão do conhecimento na Plurais - Revista Multidisciplinar. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 2, n. 3, p. 21–36, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.21-36. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4275. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático