ASSISTÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Sustentabilidade. Políticas Públicas em Saúde. Formação Profissional em Saúde.Resumo
Esse texto decorre de uma pesquisa de Mestrado Profissional que aconteceu na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão - Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS I - Salvador/BA, vinculada ao curso de Fonoaudiologia do Departamento de Ciências da Vida. Aqui, discutimos aspectos da formação do profissional de saúde, articulados sob os eixos da sustentabilidade e cidadania, entendendo que esses eixos são elementos fundantes para prática com visão crítica em relação ao mundo, ao país e suas contradições. A partir da perspectiva de sustentabilidade no contexto contemporâneo, defendemos a necessidade de assegurar o prosseguimento da reforma sanitária brasileira e promover a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Com tal intento, essa pesquisa investigou as práticas de assistências desenvolvidas na Clínica-Escola de Fonoaudiologia Jurandy Gomes do Aragão da Universidade do Estado da Bahia, observando se essas práticas estão em consonância com o que preconizam as políticas públicas de saúde, ou não, e se respondem aos desafios impostos à Universidade pública. Com os resultados da pesquisa, intentamos desenvolver um planejamento de intervenção junto aos sujeitos da pesquisa para, a partir das contribuições deste estudo, fomentar discussão sobre o desenvolvimento de uma cultura que transcenda a fragmentação e a individualização do trabalho. Aqui, destacamos a importância de analisar a saúde como componente social necessário e determinante para o desenvolvimento sustentável, elaborando bases conceituais que permitam essa articulação nos Serviços de atendimento à Saúde nas Universidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.