A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo

  • ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES Universidade Federal do Maranhão
  • VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Inserção Social. Mestrado Profissional. Capes.

Resumo

O presente artigo trata sobre a introdução do quesito Inserção Social nas avaliações dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, em particular, para os Mestrados Profissionais em Educação. O texto está estruturado em duas partes: na primeira descrevemos sobre a justificativa e a operacionalidade da inserção social por meio do Documento da Capes elaborado em 2007 pelo Diretor de Avaliação Renato Janine Ribeiro, cujo Documento permitiu vários olhares positivos e negativos para a consecução das finalidades dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado). Na segunda parte, analisamos a perspectiva da realização do citado quesito para os mestrados profissionais em educação, na qual apresentamos um quadro comparativo da ficha de avaliação da trienal (2010-2012) e da ficha de avaliação quadrienal (2013-2016) que será usada para os mestrados profissionais.

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Biografia do Autor

ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, Universidade Federal do Maranhão
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA);
VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES, Universidade Federal do Maranhão
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília); Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Publicado
2017-08-29
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Como Citar
NUNES, A. D. A. C., & FERNANDES, V. M. D. C. (2017). A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(3), 29-45. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45