A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo

Autores

  • ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES Universidade Federal do Maranhão
  • VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45

Palavras-chave:

Inserção Social. Mestrado Profissional. Capes.

Resumo

O presente artigo trata sobre a introdução do quesito Inserção Social nas avaliações dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, em particular, para os Mestrados Profissionais em Educação. O texto está estruturado em duas partes: na primeira descrevemos sobre a justificativa e a operacionalidade da inserção social por meio do Documento da Capes elaborado em 2007 pelo Diretor de Avaliação Renato Janine Ribeiro, cujo Documento permitiu vários olhares positivos e negativos para a consecução das finalidades dos Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado). Na segunda parte, analisamos a perspectiva da realização do citado quesito para os mestrados profissionais em educação, na qual apresentamos um quadro comparativo da ficha de avaliação da trienal (2010-2012) e da ficha de avaliação quadrienal (2013-2016) que será usada para os mestrados profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIO DE ASSIS CRUZ NUNES, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA);

VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília); Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Downloads

Publicado

2017-08-29

Como Citar

NUNES, A. D. A. C.; FERNANDES, V. M. D. C. A INSERÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS: um olhar retrospectivo e prospectivo. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 3, p. 29–45, 2017. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n3.29-45. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3056. Acesso em: 22 nov. 2024.