ESTUDO COMPARATIVO DAS PALAVRAS-CHAVE DO CAMPO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Linguística de corpus, Ação afirmativa, Cultura, Análise constrativa inglês-portuguêsResumo
As discussões a respeito das ações afirmativas têm influenciado a produção de uma vasta quantidade de textos. O estudo desse material poderia revelar os aspectos socioculturais que podem estar intricados nos diversos posicionamentos com relação a este tema. A Linguística de Corpus, por se enquadrar numa perspectiva teórica na qual a linguagem é vista como um sistema probabilístico, se configura como uma metodologia capaz de demonstrar, através de análises de corpora linguísticos, dados importantíssimos acerca da cultura dos grupos que produziram os textos que compõem os corpora. Diante disso, o objetivo do presente trabalho é fazer um estudo comparativo das palavras-chave do campo das ações afirmativas no português brasileiro e no inglês americano e, a partir das análises quantitativa e qualitativa dos resultados dessas listas de palavras, identificar alguns dos aspectos socioculturais que favoreceram a ocorrência maior de determinadas palavras em uma língua ou outra, fornecendo assim dados objetivos para fomentar o debate sobre este tema. Por outro lado, a compilação do corpus nos forneceu material de pesquisa que poderá servir de base para uma série de outros estudos em linguagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-07
Como Citar
PEREIRA DE BRITO, E. ESTUDO COMPARATIVO DAS PALAVRAS-CHAVE DO CAMPO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E NO INGLÊS AMERICANO. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.