A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL

  • Mônica Pinto Sacramento Instituto Federal da Bahia
  • Marcea Sales Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. Instituto Federal.

Resumo

O presente texto resulta de uma pesquisa concluída de Mestrado Profissional junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste texto, buscamos historicizar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação brasileira, considerando as vigências das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde a década de 60, do século passado, até a LDB em vigor. O campo da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que oferta cursos do Programa de Integração da Educação Profissional (EP) ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O período pesquisado foi de 2006 a 2015, dialogando com professores e gestores do Programa em duas etapas. Os achados da pesquisa revelaram que os professores e gestores do Programa, no IFBA -, reforçaram algumas impressões e aspirações iniciais da pesquisa. A principal impressão foi que, após dez anos de existência da EJA, através do PROEJA nesse Instituto, ainda é preciso ter um olhar e uma atenção maior para compreender o Programa e avaliar suas práticas de gestão no enfrentamento das dificuldades gerais do Programa na Rede Federal e as particularidades do próprio IFBA. É necessário que o PROEJA ocupe seu lugar institucional e permaneça, efetivamente, na pauta cotidiana do Instituto e da Rede Federal. Ao mesmo tempo, foi claramente identificado um desejo de “acertar”; desejo que não resolve as dificuldades, mas, como ponto de partida, reflete na disposição de reflexão–ação no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na Educação brasileira. Fortalecer o PROEJA contribui para a conclusão da Educação Básica de mais de 60 milhões de brasileiros acima de 18 anos que não a concluíram e estão sem qualificação para o trabalho, de acordo com dados do Censo de 2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Pinto Sacramento, Instituto Federal da Bahia
Professora do Instituto Federal da Bahia – Campus Salvador. Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Licenciada em Ciências Biológicas.
Marcea Sales, Universidade do Estado da Bahia
Doutora em Educação, Universidade Federal da Bahia (2009). Mestre em Educação, Universidade Federal da Bahia (2004). Licenciada em Geografia (1987). Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação, Campus I. Professora Pesquisadora dos Mestrados Profissionais GESTEC e MPED UNEB. Representante das Universidades Estaduais no Fórum de Mestrados Profissionais em Educação - FOMPE. Líder do Grupo de Pesquisa Forma(em)Ação - GEFEP/CNPq.
Publicado
2016-08-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 314
  • PDF downloads: 713
Como Citar
Sacramento, M. P., & Sales, M. (2016). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL. Plurais Revista Multidisciplinar, 1(2). https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p
Seção
Dossiê Temático