AMPLIAÇÃO DA ESFERA DE PRESENÇA DO SER: uma expressão e muitos conceitos para pensar/fazer a formação de professor

Autores

  • Maria Inez Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Ana Paula Moreira Faculdade Anísio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

currículo, ampliação da esfera de presença, formação de professor, gosto, experiência, curiosidade.

Resumo

Tendo como pano de fundo a questão “quais concepções e ações possibilitarão a construção de currículos contemporâneos que ampliem a esfera de presença do ser de cada professor com ressonâncias nas suas práticas pedagógicas e não apenas lhes confira um diploma universitário?”, o texto apresenta o percurso teórico empreendido pelas autoras no processo de compreensão do conceito Ampliação na esfera de presença do ser e suas implicações na educação. Para tanto, recorrem ao autor que lhes apresentou o termo: o pensador brasileiro Teixeira Coelho. O texto de Coelho as remete às origens do termo, que remontam ao Ensaio sobre o gosto, escrito por Montesquieu no século XVIII. Nesse movimento, trazem à tona a discussão de conceitos chave para a compreensão da ideia de ampliação da esfera de presença do ser – entendida como busca movida pelo prazer e impulsionada pela curiosidade, no movimento da experiência na formação e da formação na experiência – a saber: gosto, curiosidade, formação e experiência. Discutem a fecundidade da arte no processo de ampliação, atentando para o risco de discussões ingênuas. Concluem, com inspiração em Vattimo, ponderando, sob uma perspectiva niilista, as ambiguidades inerentes ao processo formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inez Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Associada IV da Faculdade de Educação da UFBA.  Coordenadora do Mestrado Profissional da pós-graduação em Educação da FACED/UFBA.

Ana Paula Moreira, Faculdade Anísio Teixeira

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA. Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

CARVALHO, M. I.; MOREIRA, A. P. AMPLIAÇÃO DA ESFERA DE PRESENÇA DO SER: uma expressão e muitos conceitos para pensar/fazer a formação de professor. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2301. Acesso em: 20 abr. 2024.