VOZES DO SILÊNCIO: LINGUAGEM QUILOMBOLA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO-RACIAL EM RIO DE CONTAS NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Linguagem, Preconceito lingüístico-racial, Estudantes quilombolasResumo
A pesquisa buscou identificar o tratamento dado pela cultura escolar de Rio de Contas à linguagem dos estudantes da comunidade quilombola de Barra do Brumado, a partir de uma metodologia qualitativa, inspirada na etnografia. Os dados mostraram que a cultura escolar não contempla a cultura dos estudantes quilombolas, fundamentada na tradição oral, e excluída dos modelos hegemônicos. O distanciamento entre a língua da escola e a língua da comunidade, acrescido do preconceito lingüístico e, também, do racial, interfere no processo de aprendizagem dos jovens quilombolas. Priorizamos no texto a fala dos estudantes quilombolas, já que suas vozes têm sido silenciadas e muitas vezes ocultadas, historicamente. A escola deve acolher a diversidade, inclusive a lingüística, pois há falares diversos presentes na sala de aula. Assim, a pesquisa visa contribuir no processo de desconstrução do preconceito lingüístico e racial, através da educação das relações étnico-raciais e da constituição de uma avaliação lingüística afirmativa na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-07
Como Citar
ROCHA DA SILVA, C. VOZES DO SILÊNCIO: LINGUAGEM QUILOMBOLA E PRECONCEITO LINGUÍSTICO-RACIAL EM RIO DE CONTAS NA BAHIA. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/19. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Resumos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.