Steven Universo
as narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas para a construção de saberes na educação
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14811Palavras-chave:
Narrativas Audiovisuais Contemporâneas, Steven Universo, Psicanálise e Educação, Subjetividade e SaberesResumo
A mediação através de filmes e animações possibilita a aprendizagem, pois a fantasia provoca discussões e produções de saberes e implicações na subjetividade no contexto escolar. Esta pesquisa se norteou através da questão: em que estilo a narrativa audiovisual Steven Universo pode viabilizar implicações subjetivas com vistas à construção de saberes? Tem como objetivo analisar a construção de saberes no sujeito através de narrativas audiovisuais contemporâneas e suas implicações subjetivas. A metodologia é qualitativa; método de análise documental de uma animação (Steven Universo) e como dispositivo de pesquisa a análise fílmica psicanalítica. A categoria principal de análise foi a construção da subjetividade. A pesquisa foi organizada em blocos: (I) Educação e subjetividade(s), estabelecendo que a subjetividade é produção em relação social sendo possível uma educação com vistas à subjetividade na sala de aula; (II) A pós-modernidade, apontando que o sujeito na pós-modernidade se encontra em uma grande sensação de desamparo e ruptura, saídas ao mal estar; e (III) A função da fantasia e as Narrativas audiovisuais contemporâneas, dialogando que a fantasia de narrativas enquanto interface que medeia o sujeito com o real e o auxilia a simbolizar sua vida. Demonstrou-se possível aplicar Steven Universo em sala de aula pois alcança elementos relacionados ao conceito de subjetividade e temas que estão orientados em documentos da educação.
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