Multiletramento e produção de subjetividades a partir de curta-metragem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14443

Palavras-chave:

Produto cultural, Infâncias, Linguagens híbridas, Educação

Resumo

O presente estudo busca analisar de que maneira o curta-metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore, produzido a partir de múltiplas linguagens, pode provocar o leitor infantil a recriar sua realidade, constituindo-se importante elemento humanizador e produtor de subjetividade. Para tanto, serão tomadas as concepções sobre aprendizagem (VIGOTSKI, 1996), linguagem (VIGOTSKI, 1996, DIONÍSIO; VASCONCELOS; SOUZA, 2014), multiletramentos (ROJO, 2013), matrizes de linguagem (SANTAELLA, 2005), cultura visual (HEYWOOD; SANDYWELL, 1999), interação, formação de conceitos (VIGOTSKI, 1996) e processo de subjetivação (GUATTARI, 2005) que sustentarão a discussão proposta neste artigo. Com base nesses conceitos, apresentamos a análise desse produto cultural híbrido para, então, refletirmos sobre seu potencial como produtor da subjetividade pelo leitor infantil e suas possibilidades para a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professora na Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutor e Mestre em Letras pela PUCRS. Especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS e graduada em Letras e Biblioteconomia pela UCS. Coordenadora do Curso de Especialização em Literatura Infantil e Juvenil/UCS. Bolsista CNPq.

Karina Feltes , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil

Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Farroupilha. Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua estrangeira – Inglês pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Graduada em Letras – Português/ Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Possui interesse em pesquisa na área de leitura e formação leitora.

Verônica Bohm, Universidade de Caxias do Sul

 

Docente da Universidade de Caxias do Sul, Bacharel em Psicologia/UCS, Especialista em Gerontologia/SBGG, Mestre em Psicologia Social e Institucional/UCS, Doutora em Educação/UFRGS, Coordenadora do Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso/UCS, Docente no Programa de Mestrado em Psicologia/UCS, pesquisadora na área de envelhecimento humano.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. O fio e a trama: as crianças nas malhas do poder. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 25-44, jan./jul. 2000.

DIONÍSIO, Angela Paiva; VASCONCELOS, Leila Janot de; SOUZA, Maria Medianeira de. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.

FOSTER, Hal. (Ed.) Vision and visuality (p. IX – XIV) New York: The New Press, 1998.

GUATTARI, Félix. Micropolítica: cartografias do desejo. 7. ed. rev. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

HEYWOOD, Ian; SANDYWELL, Barry. Interpreting visual culture: explorations in the hermeneutics of vision. Londres: Rotledge, 1999.

HERNÁNDEZ, Fernando. ¿De qué hablamos cuando hablamos de Cultura Visual?. Educação & Realidade, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 9-34, jul./dez. 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/12413.

JOYCE, William; OLDENBURG, Brandon (Dir). Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LjkdEvMM5xs.

OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico (sic.). São Paulo: Scipione, 1997.

ROJO, Roxane. Cenários futuros para as escolas. In: Cadernos Educação no século XXI – Multiletramentos (v. 3). São Paulo: Fundação telefônica. 2013.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

STREET, Brian. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia University, 2003.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

2022-10-28

Como Citar

RAMOS, F.; FELTES , K.; BOHM, V. Multiletramento e produção de subjetividades a partir de curta-metragem. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–18, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14443. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14443. Acesso em: 22 nov. 2024.