IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14100Palavras-chave:
Feminismos, Gênero, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este artigo tem como propósito tecer considerações sobre o projeto de pesquisa em desenvolvimento “A robô IFgênia: potencializando o acesso, a permanência e o êxito das estudantes de Mecatrônica no Câmpus Avançado Novo Hamburgo”, que tem como objetivo criar estratégias de divulgação do curso Técnico de Mecatrônica ofertado pelo Câmpus Avançado Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se da hipótese de que a forma de divulgação do curso influencia o número de estudantes que o procuram e, deste modo, reproduz assimetrias de gênero, as quais ampliam as dificuldades e reduzem as possibilidades de acesso das mulheres à formação profissional e tecnológica. O percurso da pesquisa é marcado pelo estudo de perspectivas teóricas e práticas capazes de fundamentar a ampliação do ingresso de estudantes mulheres e de qualificar seus espaços no curso Técnico em Mecatrônica. Por isso, justifica-se a importância da construção, com suporte de um projeto mecatrônico, de uma robô, chamada IFgênia – planejada com características que rompem com os estereótipos que hoje fazem o curso de domínio predominantemente masculino - para divulgar o processo seletivo do curso em escolas públicas. A metodologia adotada, diante da complexidade do objeto a ser conhecido, ampara-se na pesquisa teórica e aplicada, de análise documental e bibliográfica. O resultado esperado é, por meio da análise das relações de gênero no curso Técnico em Mecatrônica e de suas implicações na identidade do curso, ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da participação das mulheres no âmbito do IFSul.
Downloads
Referências
ARRUZZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi; FRASER, Nancy. Feminismo para os 99%: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.
BACZKO, Bronislaw. Los imaginários sociales. Buenos Aires: Nueva Vision, 1991.
BRANDÃO, Junito de Souza. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
BRASIL. Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSul. Pró-Reitoria de Ensino. Instituto Federal Sul-rio-grandense. 2017.
DAVIS, Angela. Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras. In: Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani, São Paulo: Boitempo, 2016.
EURÍPEDES. Ifigênia em Áulis, As Fenícias, As Bacantes. Trad. Mário da Gama Kury. Jorge Zahar Editor. Rio de Janeiro, Brasil, 1993.
FONSECA, Nei; BASSO, Laís; TUBINO, Ana Beatriz. Gênero na Educação Profissional e Tecnológica: resistências para o enfrentamento de opressões. Revista Brasileira do Ensino Médio, Ipojuca, Vol. 5, p. 61-71, 2022. Disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/147/83. Acesso em: 20 março de 2022.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Tecnologia. In: Dicionário da educação Profissional em Saúde. Escola Técnica de Saúde de Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Crus – FIOCRUZ, 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/ tec.html. Acesso em 27 mar. 2022.
LIMA, Michelle Pinto. As mulheres na Ciência da Computação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis. v. 21, n. 3, p. 793-816, Set./Dez.2013.
LOPES, S. F. P.; QUIRINO, Raquel. Relações de gênero e sexismo na educação profissional e tecnológica. Caderno de Gênero e Tecnologia, Curitiba, v. 10, n. 36, p. 58-71, jul./dez. 2017.
PERROT, Michele. O Trabalho das mulheres. In: Minha História das Mulheres. Tradução de Angela M.S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2006.
SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Tradução Raul Fiker. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
STAR WARS: Uma nova Esperança. Direção: George Lucas. Produção Gary Kurtz. Estados Unidos: 20th Century Fox, 1977.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.