Percepção de professores de física em questões envolvendo relações cts

Palavras-chave: Pesquisa de percepção, Abordagem CTS, Ensino de física

Resumo

Após décadas de contribuições de pesquisas sobre a abordagem das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino de ciências naturais, alguns estudos de caso apontam dificuldades encontradas por professores de física para inserir em suas aulas debates sobre questões sociais. Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de percepção sobre ensino de ciências naturais, iniciada em 2020, para mostrar as opiniões de professores de física, em formação e em exercício, sobre questões envolvendo as relações CTS. Foi aplicado um questionário pela internet, através do Google Docs, com perguntas sobre o foco do ensino de ciências naturais, o que deve ser privilegiado, o quanto o entrevistado concorda com determinadas afirmações envolvendo as relações CTS e qual a relevância o entrevistado atribui a quatro temas do cânone da ciência e a cinco temas socioambientais, em uma escala de zero a dez. Foram coletadas 950 respostas no total, das quais 215 são de professores de física, em exercício e em formação. Os resultados apontam que as questões envolvendo as relações CTS estão bastante consolidadas na percepção dos entrevistados e que as opiniões dos professores de física, no geral, são bem próximas das opiniões dos demais atores da comunidade de ensino de ciências naturais. Um dado que merece destaque é a altíssima relevância atribuída pelos estudantes de licenciatura em física a dois temas socioambientais, um envolvendo preservação ambiental e outro envolvendo aquecimento global. Tanto os professores de física quanto os demais atores do universo geral de entrevistados atribuíram maior relevância a quatro temas socioambientais em comparação com a relevância atribuída aos temas do cânone da ciência. Esses dados apontam para o potencial de temas socioambientais que podem ser usados como temas geradores e ponto de partida para o ensino de conceitos científicos, tanto da física quanto das demais disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Bastos Cunha, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Linguistica Aplicada. Professor do Programa de Pós Graduação em Divulgação Científica e Cultural (UNICAMP). Pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo. E-mail: rbcunha@unicamp.br

Referências

BELANÇON, Marcos Paulo. O ensino de física contextualizado ao século XXI. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, pp. e4001/1-3, 2017.

CAMPOS, Lidiane Benites de. Proposta de abordagem temática com enfoque CTS no ensino de física: produção de energia elétrica. Dissertação (mestrado). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, 2017.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019. Resumo Técnico. Brasília, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar 2017. Notas Estatísticas. Brasília, 2018.

CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. Perfil do professor da educação básica. Brasília, DF: INEP, 2018.

LIMA, Flaviane Izidro Alves de; VOIG, Ana Elisa Gambarti Teixeira; FEIJÓ, Marianne Ramos; CAMARGO, Mário Lázaro; CARDOSO, Hugo Ferrari. A influência da construção de papeis sociais de gênero na escolha profissional. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 19, n. 1, pp. 33-50, jan./jun. 2017.

SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de. Professores de física em formação inicial: o ensino de física, a abordagem CTS e os temas controversos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, pp. 135-148, 2009.

STRIEDER, Roseline; KAWAMURA, Maria Regina. Abordagem CTS no contexto escolar: reflexões a partir de uma intervenção. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Curitiba, 2008.

Publicado
2021-07-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 36
  • HTML downloads: 6
Como Citar
Cunha, R. B. (2021). Percepção de professores de física em questões envolvendo relações cts. Plurais Revista Multidisciplinar, 6(2), 124-137. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12207
Seção
Dossiê Temático