Evolução do ensino competencial

uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12205

Palavras-chave:

Ensino Competencial, Competências-chave, Competências gerais, BNCC

Resumo

Neste trabalho, é apresentada uma análise da evolução do ensino competencial, desde os primeiros estudos sobre o conceito de competência até as definições atuais, considerando especificamente os cenários - europeu e brasileiro. No contexto europeu, são abordados os estudos realizados em projetos da OCDE e da UNESCO, que se iniciaram na década de 1990, em particular o DeSeCo e o Relatório Delors. No Brasil, são analisados os documentos oficiais do governo federal, começando pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, e culminando na Base Nacional Comum Curricular. Os quatro pilares básicos propostos no Relatório Delors são identificados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental Maior. Tomando como base os documentos oficiais do Parlamento Europeu que instituíram as competências chave para a educação na comunidade europeia, e as competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum Curricular, são discutidas as semelhanças entre as definições presentes nos dois documentos, sendo encontrada uma relação direta entre as competências digitais e culturais e cívicas nos dois documentos, uma relação indireta entre as competências linguística, matemática, científica e tecnológica, e pontos em comum em outras competências.

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Biografia do Autor

Iramaia Jorge Cabra de Paulo, Universidade Federal do Mato Grosso

Pós-Doutora em Física (Université Libre de Bruxelles). Professora Associada e coordenadora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (UFMT). Editora da Revista Experiências em Ensino de Ciências. E-mail: ira@if.ufmt.br

Silvana Perez, Universidade Federal do Pará

Doutora em Física (USP). Pós-Doutora em Didática das Ciências (Universidad de Burgos). Professora Titular e vice-coordenadora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (UFPA). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (UFPA). E-mail: silperez_1972@hotmail.com

Clara Elena S. Tabosa, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Educação (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Fisica (UFPA). E-mail: clara.taboza@gmail.com

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

PAULO, I. J. C. de; PEREZ, S.; TABOSA, C. E. S. Evolução do ensino competencial: uma comparação entre os documentos europeu e brasileiro. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 81–102, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12205. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12205. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático