Pesquisa decolonial e privação de liberdade

reflexões epistemológicas e metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11705

Palavras-chave:

Privação de liberdade, Pesquisa em Educação, Epistemologia

Resumo

O artigo analisa as contribuições dos conceitos de humanização e dialogicidade para a pesquisa em educação em espaços de privação de liberdade. Trata-se de resultado da pesquisa bibliográfica realizada em uma investigação de natureza qualitativa que pretende compreender as concepções de educação em um Centro Socioeducativo de Internação Feminina. Está embasado em obras de Santos e Meneses (2009), Quijano (2009), Maldonado-Torres (2009, 2016), Fiori (1987, 2001), Lèvinas (2005), Dussel (2003), Freire (1987, 2015), Onofre (2009); Onofre, Fernandes e Godinho (2019), Onofre e Francisco (2016) e foi organizado nas etapas de análise propostas por Bardin (2016): organização da análise, exploração do material e o tratamento dos resultados. Evidencia o compromisso social e político do pesquisador atento às relações ecológicas do fazer pesquisa na perspectiva da decolonialidade.

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Biografia do Autor

Edla Cristina Rodrigues Caldas, Universidade Federal do Amazonas

Doutoranda em Educação (UFSCar). Professora Assistente (UFAM). Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Investigação e Práticas Educativas em educação nos espaços de restrição e privação de liberdade – EduCárceres (UFSCar). E-mail: edlacristina@gmail.com

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Escolar (UFSCar). Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Investigação e Práticas Educativas em Educação nos espaços de restrição e privação de liberdade – EduCárceres (UFSCar). E-mail: eleonofre@ufscar.br

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Publicado

2021-04-26

Como Citar

CALDAS, E. C. R.; ONOFRE, E. M. C. Pesquisa decolonial e privação de liberdade: reflexões epistemológicas e metodológicas. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 1, p. 34–48, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.11705. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/11705. Acesso em: 22 dez. 2024.