Por uma educação libertadora e uma didática fundamental com pessoas em privação de liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10545

Palavras-chave:

Educação, Didática, Violência simbólica, Educação bancária, Educação libertadora, Ação dialógica, Privação de liberdade

Resumo

Neste artigo, objetiva-se refletir sobre a educação libertadora no contexto da Socioeducação ou da Educação em Prisões, fundamentados nas dimensões político-social e humana de uma educação libertadora, com vistas à superação da prática da educação bancária e da violência simbólica, com pessoas em privação de liberdade. Pretende-se aprofundar a discussão acerca dos aspectos pedagógicos e da atuação docente na educação com pessoas em privação de liberdade por meio de uma breve articulação conceitual entre as perspectivas de Paulo Freire (2018), Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (2013) acerca da cultura escolar. Como é possível praticar uma educação libertadora, com vistas à superação da educação bancária e da prática da violência simbólica, com pessoas em privação de liberdade? Para responder tal problemática, recortamos uma abordagem metodológica fundamentados na perspectiva multidimensional da Didática apresentada por Candau (2013) e empreendemos uma pesquisa bibliográfica a fim de pensar a educação com pessoas em privação de liberdade no âmbito político-social e humano, escolhendo como autores de referência as contribuições de Freire (2018) e Bourdieu e Passeron (2013). Na sequência, partimos para as contribuições de autores que são referência no âmbito da dimensão humana do processo de ensino e aprendizagem, tais como Neill (1995) e Rogers (2004). Ainda que parciais, os resultados apontam que a prática da ação dialógica com pessoas em privação de liberdade é uma proposta que permite superar a educação bancária e a violência simbólica, contribuindo para a emancipação social destas pessoas.

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Biografia do Autor

Rui Dias Florêncio, Casa da Criança do Morro da Penitenciária

Mestre em Reabilitação Psicomotora (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa). Psicomotricista na Casa da Criança do Morro da Penitenciária (Florianópolis – SC) e na Associação Caminhos para a Vida (Florianópolis – SC). E-mail: ruidiasflorencio@gmail.com

Jilvania Lima dos Santos Bazzo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (UFSC). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e suas Multidimensões - GEPDIM. E-mail: jilvania.bazzo@ufsc.br

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Publicado

2021-04-27

Como Citar

FLORÊNCIO, R. D.; BAZZO, J. L. dos S. Por uma educação libertadora e uma didática fundamental com pessoas em privação de liberdade. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 1, p. 137–154, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10545. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/10545. Acesso em: 22 dez. 2024.