ESPECIFICIDADES DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO DE ALUNAS(OS) BOLSISTAS NEGRAS(OS) NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Suzana Marisa Rodrigues Ribeiro
  • Anana Luiza dos Sanantos Jullio
  • Liliana Conceição da Silva Pessoa de Lira
  • Luciana Campos de Oliveira Dias
  • Genilma Boehler
  • Sinara Porto Frajado

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%25p

Palavras-chave:

Ação afirmativa privada em educação, Diversidade de cor/raça e gênero, Inclusão, permanência e evasão

Resumo

O acesso à educação superior como instrumento de construção de equidade, protagonismo e mobilidade social de grupos historicamente excluídos levando em consideração recortes de cor/raça e de gênero, em uma instituição privada de ensino superior configurando um projeto de ação afirmativa  de natureza privada e efeito público é o objeto da presente pesquisa. A percepção do momento histórico do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre - RS, a precedência da sua iniciativa em relação aos programas de governo e a aliança construída com o Centro Ecumênico de Cultura Negra - CECUNE, grupo social específico, são aspectos que merecem um olhar analítico que identifique as múltiplas possibilidades e potencialidades da experiência que se encontra em andamento no espaço acadêmico da referida Instituição de Ensino. A pesquisa se propõe a identificar aspectos do perfil da(o) estudante bolsista do programa de inclusão social para negras(os) desse Centro Universitário que possam contribuir para a compreensão das peculiaridades de sua permanência ou evasão, mediante análise documental da totalidade de ingressos no ano letivo de 2004. O caminho metodológico escolhido parte do registro de ingressos, tendo como categorias de análise os perfis individual, acadêmico e social, os índices de permanência e evasão, com o objetivo de identificar dados que possam vir a fortalecer o debate da temática acesso/permanência em programas de ações afirmativas voltados para este público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Marisa Rodrigues Ribeiro

Advogada. Licenciada em Letras (UFRGS). Bacharel em Direito (UFRGS). Especialista em Projetos Culturais e Sociais (UFRGS). Estudiosa das relações étnico-raciais. Membro fundadora e Coordenadora de Projetos do Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE).

Anana Luiza dos Sanantos Jullio

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clinica. Mestre em Educação (UNISINOS-RS) . Doutoranda em Psicologia (PUC-RS). Professora do Magisterio Superior. Psicoterapeuta. Estudiosa das relações étnico-raciais e de gênero. Assessora do Centro Ecumênico de Cultura Negra - CECUNE.

Liliana Conceição da Silva Pessoa de Lira

Teóloga, com graduação e mestrado (área de Religião e Educação) (Escola Superior de Teologia - EST - S. Leopoldo-RS) e Instituto Ecumênico de Pós-Graduação (IEPG/EST). Estudiosa das relações étnico-raciais e de gênero, especializando-se em gênero pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulheres (UNIFEM). Gerente de Fortalecimento Sociopolítico das Mulheres da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Luciana Campos de Oliveira Dias

Pedagoga. Teóloga. Psicopedagoga. Mestre em Educação (Universidade Católica de Goiás). Diretora da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES.

Genilma Boehler

Teóloga. Mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo). Doutoranda em Teologia (Escola Superior de Teologia da IECLB, São Leopoldo, RS). Professora no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

Sinara Porto Frajado

Assistente Social. Mestre em Sociologia (UFRGS). Doutora em Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais (Univ. Zaragoza, Espanha). Pós-doutoranda no Núcleo de Antropologia da Cidadania (UFRGS). Assessora da Presidência da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

RODRIGUES RIBEIRO, S. M.; SANANTOS JULLIO, A. L. dos; CONCEIÇÃO DA SILVA PESSOA DE LIRA, L.; CAMPOS DE OLIVEIRA DIAS, L.; BOEHLER, G.; PORTO FRAJADO, S. ESPECIFICIDADES DA PERMANÊNCIA E DA EVASÃO DE ALUNAS(OS) BOLSISTAS NEGRAS(OS) NO ENSINO SUPERIOR. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 1, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1. Acesso em: 24 abr. 2024.