O Impacto da Barragem de Itaparica entre os índios Tuxá de Rodelas
Resumo
Esse artigo analisa o impacto causado no povo indígena Tuxá de Rodelas pela formação do Lago de Itaparica devido a construção das Hidroelétricas de Paulo Afonso e de Itaparica. O povo indígena Tuxá de Rodelas se localiza no município homõnimo, ao norte do estado da Bahia, nas margens do rio São Francisco, limítrofe com o Estado de Pernambuco. O reassentamento realizado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco CHESF sem discussão e sem a participação dessa população indígena, acarretou fortes e profundos impactos na vida social, cultural, econõmica e política dos Tuxá. O trabalho visa analisar o processo de negociação e as conseqüências desse reassentamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).