Histórias de pescador

a dor e o sabor de ser quem si é

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22522

Palavras-chave:

Pesca Artenanal, Baía de Todos os Santos, lugar de fala

Resumo

Esta comunicação, escrita por três distintas vozes, oferece reflexões sobre como o lugar de fala do imaginário das relações infantis pode gerar acadêmicos ocupados com a conservação da pesca artesanal, e como este imaginário, ao mesmo tempo que relaciona-se, distancia-se, de modo nítido, com o lugar de fala explícito da realidade de infantis que tornaram-se pescadores artesanais, desnudando, em primeira pessoa, como a subjetividade e significados são formatadas pelas relações transgeracionais e impactadas pela falta de políticas públicas nos mais diferentes níveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidiney Moreira da Hora, UniCesumar: Maringá, BR

Professor de Educação Física na Escola Vila Sésamo, Salinas da Margarida-Ba, Licenciando em Educação Física pela Universidade de Maringá (UniCesumar). Graduando em Educação Física, atua na promoção da educação no município de Salinas da Margaria – BA, através da colaboração em escolas e projetos sociais locais. Enquanto ex-pescador, fomenta ações junto a pescadores e marisqueiras, a fim de minimizar os impactos destas atividades na saúde global destes trabalhadores.

Jeferson Souza Pascoal , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB

Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e graduando em Geografia (UFRB).

Gizelle de Oliveira Santos, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Licenciada em Biologia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Gestão e Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP). Mulher preta, dedica-se atualmente aos papeis de mãe, esposa e filha, além de colaborar ativamente à promoção da educação do município de Salinas da Margarida, atuando junto a secretaria de educação deste município e projetos sociais. Atuou ainda na mesma localidade como Coordenadora de Pesca no ano de 2014 e entre os anos de 2006 e 2013 na rede estadual de ensino (SEC-BA) e municipal de Lauro de Freitas, desenvolvendo atividades na educação formal e educação científica à estudantes do nível fundamental e médio.

Referências

Moreira Da Hora, S.; Souza Pascoal , J.; De Oliveira Santos, G.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

MOREIRA DA HORA, S.; SOUZA PASCOAL , J.; DE OLIVEIRA SANTOS, G. Histórias de pescador: a dor e o sabor de ser quem si é. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-01, p. 03–10, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22522. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22522. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Número especial: Embarcados