Da mãe Baía de Todos os Santos à Escola Estadual Presciliano Silva
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22037Palavras-chave:
Península Itapagipe, currículo escolar, processo ensino-aprendizagemResumo
A importância da Baía de Todos os Santos (BTS), enquanto fonte de recursos naturais é incontestável, entretanto para além dessas questões é fundamental refletir sobre os aspectos que tangem a potencialidade dessas discussões em sala de aula na educação básica. Neste sentido, o presente estudo é um desdobramento do Projeto “Embarcados” realizado pela Uneb e em parceria com a Escola Estadual Presciliano Silva, no qual trazemos um relato de experiência sobre as atividades e eventos na Península Itapagipana, como parte integrante do currículo instituído. Os objetivos elencados dessa investigação buscaram compreender a BTS como parte indissociável do currículo escolar, propiciando que as discussões se difundam para além dos muros da escola; mapear pontos da Península Itapagipana mais propícias para experiencias extracurriculares com alunos e alunas, e realizar visitas pedagógicas a estes pontos Santos. Os resultados da investigação mostraram que apesar da aproximação existente entre o Colégio Presciliano Silva e a BTS, o currículo escolar precisa aprofundar nas ações e discussões para além dos conteúdos trabalhados em sala de aula, dado que quando há participação em atividades extracurriculares, a percepção e consciência diante da importância da BTS é destacada, afinando a relação entre aspectos próprios da Península quanto da região metropolitana da cidade que abriga a Península, ampliando o interesse e a motivação para aprofundamento em pesquisas sobre e na área.
Downloads
Referências
Amorim, Antônio. Escola – uma instituição social complexa e plural. São Paulo: Editora Viena, 2007.
Arroyo, Miguel G. Currículo, território em disputa. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Brasil. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Brasil Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2006.
Brasil Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.
Burnham, Terezinha F. Análise cognitiva e espaços multirreferenciais de aprendizagem: currículo, educação à distância e gestão/difusão do conhecimento / Teresinha Fróes Burnham e coletivo de autores. Salvador: EDUFBA, 2012.
Caliani, Fernanda Miranda& amp; BRESSA, Rebeca de Carvalho. Refletindo sobre a aprendizagem: as teorias de Jean Piaget e David Ausubel. In: Colloquium Humanarum, vol. 14, n. Especial, Jul–Dez, 2017, p. 671-677. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/ch.2017.v14.nesp.001009.
Freire, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento: Justificando, 2017.
Gomes, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial: por um projeto educativo emancipatório. In: Relações étnico-raciais e educação no Brasil/Marcus Vinicius Fonseca, Carolina Mostaro Neves da Silva. Alexsandra Borges Fernandes, organizadores- Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. In: Relações étnico-raciais e educação no Brasil/Marcus Vinicius Fonseca, Carolina Mostaro Neves da Silva. Alexsandra Borges Fernandes, organizadores- Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.
Sousa, Leliana Santos de; Matos, Alicio Rodrigues & Silva, Erick Pereira. Trajetória Metodológica de pesquisa-ação: caminho construído por círculos de cultura, educação não formal e oficina, na Fazenda Palestina Cravolândia- BA. In: Saberes & práticas: métodos multirreferenciais de pesquisa. Curitiba: CRV, 2020.
Silva, Ana Célia da. A Desconstrução da Discriminação no Livro Didático. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2005. p.7-185.
Trivinos, Augusto Nibaldo Silva, 1928- T75. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação / Augusto Nibaldo Silva Trivinos. --São Paulo: Atlas, 1987.
Tânia Pacheco. O racismo ambiental. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=754606065215386. Acesso em 21/05/2024.
História de Salvador - Cidades Baixa e Alta. ITAPAGIPE COMO PENÍNSULA – VISTA PELO SATÉLITE Disponível em: http://salvadorhistoriacidadebaixa.blogspot.com/2012/02/itapagipe-como-peninsula-vista-pelo_07.html. Acesso em 20/05/2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ouricuri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).