SABER SOBRE PÁSSAROS: UM ENTENDIMENTO ETNOORNITOLÓGICO DOS MORADORES DO POVOADO DE CATUNI DA ESTRADA, MUNICÍPIO DE JAGUARARI, NO SERTÃO BAIANO
DOI :
https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-4Mots-clés :
Avifauna, Conhecimento tradicional, Ornitologia, Preservação, ZootecniaRésumé
Esta pesquisa foi desenvolvida junto aos moradores da comunidade de Catuni da Estrada, Jaguarari-BA e teve como proposta compreender e inventariar as aves utilizadas como recurso trófico e suas técnicas de captura, zooterápicos, criadas em gaiolas e as lendas/mitos. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de novembro a maio de 2020. Foram entrevistados 50 moradores que utilizam e interagem com a avifauna. A obtenção das informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente. A partir das informações obtidas, calculou-se o Valor de Uso (VU) para cada etnoespécies citada. Assim, foram registrados 172 etnoespécies local, para o uso trófico citaram-se 24 etnoespécies, destacando-se Crypturellus parvirostris. As aves citadas são normalmente capturadas através de 13 técnicas, destacando-se o uso da espingarda e “visgo-de-jaca”. Registrou-se também algumas espécies não consumidas por questões culturais como Coragypss atratus e Fluvicola nengeta. Para o uso zooterápico registraram-se 11 espécies, com destaque a Columbina talpacoti. Pássaros criados em gaiolas representaram 22 espécies, sendo os principais Paroaria dominicana e Sporophila nigricollis. Nas relações simbólico-ritualísticas, os moradores citaram algumas aves que de acordo com o conhecimento biocultural trazem má sorte e prenuncio de eventos climatológicos. Os resultados apresentados poderão contribuir para informações do conhecimento ecológico local no campo da ornitologia. Numa concepção mais ampla sobre o conhecimento ornitológico “não formal” e formal talvez seja possível auxiliar na implantação de formas mais adequadas de programas de manejo e conservação da avifauna, interligados aos fatores socioeconômicos, culturais, históricos e artísticos, de tal forma a ser conduzido por novos paradigmas socioculturais ecológicos.
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