SERPENTES: COSTUMES, SABERES E CRENÇAS, NA PRAIA DE BARRA DE GRAMAME, LITORAL SUL DA PARAIBA, NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Claudileide Pereira dos Santos
  • Ivan Lívio Rocha Sampaio
  • Rafaela Cândido de França
  • Frederico Gustavo Rodrigues França

Palavras-chave:

Serpentes, Etnohepertologia, Mitos, Zooterapia.

Resumo

Observações repetidas da natureza podem dar ao ser humano conhecimentos sobre diversos aspectos ecológicos como comportamentos e hábitos alimentares de diferentes animais, dentre eles as serpentes. Esses conhecimentos podem ser repassados por gerações, levando informações preciosas de usos medicinais e alimentares, como também de crenças e mitos. Este trabalho tem o
objetivo de saber os costumes quando é encontrada uma serpente, os saberes de possíveis usos e crenças relacionadas às serpentes pela população da praia Barra de Gramame, Litoral Sul Paraibano. Foram aplicados 70 questionários estruturados e semi-estruturados, no período de março a novembro de 2012. As reações mais comuns que as pessoas têm ao encontrar uma serpente é deixá-la ir embora e, outras vezes, matá-la. Várias utilidades foram atribuídas às serpentes, dentre elas a fabricação de soro (mais citada), outros usos medicinais, alimentícios e artesanais. Conhecimentos de usos tradicionais de medicina rústica foram citados, como uso da “banha” para dores. As possíveis utilidades de serpentes para alimentação e para a confecção de artesanato também mostram que a comunidade possui certo conhecimento sobre esses animais. A comunidade traz consigo mitos e superstições, entre eles a da existência de uma “cobra que mama” e “cobra que corre atrás”, a maioria classificando as serpentes seres perigosos. Muitas dessas crenças podem comprometer o status ecológico de algumas espécies. Planos de educação ambiental na comunidade poderão contribuir para reduzir os impactos sobre as populações da herpetofauna local.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-07

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, C.; ROCHA SAMPAIO, I. L.; CÂNDIDO DE FRANÇA, R.; RODRIGUES FRANÇA, F. G. SERPENTES: COSTUMES, SABERES E CRENÇAS, NA PRAIA DE BARRA DE GRAMAME, LITORAL SUL DA PARAIBA, NORDESTE DO BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 037–053, 2019. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6419. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão