Recuperación en comunidades de antecedentes tradicionales

un análisis documental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22532

Palabras clave:

aatinga, Convivencia con el Semiárido, Irpaa, Recuperación de zonas degradadas.

Resumen

En 2024, el Recaatamento desarrollado por el Instituto Regional de Pequeña Agricultura Apropiada (Irpaa) cumplió 15 años. A lo largo de este período, el citado instituto creó materiales en diferentes formatos que pudieran sustentar y/o informar sobre las acciones desarrolladas. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo analizar los documentos producidos por Irpaa sobre el Recaitamento. Con un enfoque cualitativo, la metodología utilizada fue el análisis documental. Se localizaron 10 documentos, entre folletos e informes. Como resultado, el estudio señala que algunas estrategias tuvieron que adaptarse con el tiempo, así como algunos desafíos. Las conclusiones apuntan a la capacidad de articulación institucional ampliando el número de comunidades recaatingueiras.

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Biografía del autor/a

Rosiane Rocha Oliveira Santos, Faculdade de Petrolina - FACAPE

Doutora em Ecologia Humana pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professora e Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Professora substituta da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina e Professora Colaboradora do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na modalidade EaD. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Contextualizada, Livros Didáticos, Convivência com o Semiárido, Educação para as relações étnico-raciais, Inclusão da pessoa com deficiência na educação.

Maria Herbênia Lima Cruz Santos Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994) e mestrado em Biodiversidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2000) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2007). Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia UNEB e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoH e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial PPGADT. Atualmente é Coordenadora do Colegiado de Engenharia Agronômica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia da produção e crescimento de plantas da Caatinga, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Recomposição de Áreas Degradadas e Educação Ambiental.

Carlos Alberto Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Ciencias Biológicas (UPE), Especialista em Biologia Animal (UFPE), Mestre em zoologia (UESC), Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE)

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Publicado

2024-12-13

Cómo citar

ROCHA OLIVEIRA SANTOS, R.; MARIA HERBÊNIA LIMA CRUZ SANTOS, M. H. L. C. S.; BATISTA DOS SANTOS, C. A. Recuperación en comunidades de antecedentes tradicionales: un análisis documental. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-02, p. 03–33, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22532. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22532. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Edição Especial – Encontro de Egressos 2024

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