Recrapping in traditional pasture communities

a documentary analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22532

Keywords:

Caatinga, Coexistence with the Semiarid Region, Irpaa, Recovery of degraded areas

Abstract

In 2024, the Recaatingamento project developed by the Regional Institute for Appropriate Small-Scale Agriculture (Irpaa) completed 15 years. During this period, the institute has produced materials in various formats that could support and/or report on the actions developed. Thus, this study aims to analyze the documents produced by Irpaa about Recaatingamento. With a qualitative approach, the methodology used was documentary analysis. Ten documents were located, including booklets and reports. The study's results indicate that some strategies needed to be adapted over time, as well as some challenges. The conclusions point to the capacity of institutional articulation to expand the number of recaatingueira communities.

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Author Biographies

Rosiane Rocha Oliveira Santos, Faculdade de Petrolina - FACAPE

Doutora em Ecologia Humana pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Afonso Cláudio (FAAC). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professora e Coordenadora Pedagógica da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), Professora substituta da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina e Professora Colaboradora do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na modalidade EaD. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Contextualizada, Livros Didáticos, Convivência com o Semiárido, Educação para as relações étnico-raciais, Inclusão da pessoa com deficiência na educação.

Maria Herbênia Lima Cruz Santos Maria Herbênia Lima Cruz Santos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994) e mestrado em Biodiversidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2000) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2007). Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia UNEB e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoH e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial PPGADT. Atualmente é Coordenadora do Colegiado de Engenharia Agronômica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia da produção e crescimento de plantas da Caatinga, atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia, Recomposição de Áreas Degradadas e Educação Ambiental.

Carlos Alberto Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Licenciado em Ciencias Biológicas (UPE), Especialista em Biologia Animal (UFPE), Mestre em zoologia (UESC), Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (UFRPE)

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Published

2024-12-13

How to Cite

ROCHA OLIVEIRA SANTOS, R.; MARIA HERBÊNIA LIMA CRUZ SANTOS, M. H. L. C. S.; BATISTA DOS SANTOS, C. A. Recrapping in traditional pasture communities: a documentary analysis. Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-02, p. 03–33, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-02.a22532. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22532. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Edição Especial – Encontro de Egressos 2024

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