LA EXTINCIÓN DEL PUEBLO DE BREJO DOS PADRES (TACARATU/PE):

DINÁMICAS SOCIALES, LEGISLACIÓN Y PASTOR DE LA TIERRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-9

Palabras clave:

Extinción de asentamientos, Brejo dos Padres, Legislación, Apropiación de tierras

Resumen

Durante muchas décadas, los pueblos indígenas fueron silenciados, marginados e invisibilizados en las narrativas historiográficas de Brasil, especialmente en el siglo XIX, así como la diversidad sociocultural con la negación sistemática de identidades y derechos. Específicamente los habitantes de la actual Región Nordeste, en las declaraciones de autoridades e invasores en territorios indígenas, justificando la extinción oficial de los pueblos y el despojo de las tierras de los pueblos, como ocurrió en Aldeamento Brejos dos Padres, en Tacaratu, Pernambuco. Para comprender mejor estas situaciones, es necesario ampliar las discusiones sobre el papel y el lugar de los pueblos indígenas en los procesos históricos locales y regionales.

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Biografía del autor/a

Thyara Freitas de Alcantara, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2019). Possui experiência na área de História, com ênfase em Povos Indígenas na História, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Práticas Pedagógicas, e Temática Indígena. Atuou por dois anos enquanto Bolsista de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) na Fundação Joaquim Nabuco com as seguintes pesquisas: "Conselho Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes: História e memórias", orientada pela Dra. Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches (Fundaj) (2017.2 e 2018.1). E "Povos indígenas do Nordeste e suas representações nos acervos, arquivos e exposições do Museu do Homem do Nordeste", orientada pelo Dr. Maurício Antunes Tavares (Fundaj) (2018.2 e 2019.1). Atuou enquanto Professora Estagiária Polivalente (Ciências Humanas) no Educandário Santa Cecília. E ministrou duas oficinas pedagógicas voltadas nos temas de Educação e Ensino da Temática Indígena: "Povos indígenas e inclusão social: discutindo imagens e discursos na escola" (2017) e "Índios, Museus e Ensino de História" (2020).

Mariana Albuquerque Dantas, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora do Departamento de História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atualmente é coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em História. Possui doutorado e mestrado na mesma área pela Universidade Federal Fluminense. A tese foi premiada em 2015 pelo Arquivo Nacional, sendo publicada com o título Dimensões da participação política indígena: Estado nacional e revoltas em Pernambuco e Alagoas, 1817-1848. Faz parte da coordenação do GT Os Índios na História, da Anpuh-Brasil (biênio 2021-2023). É membro dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: LACED - Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Museu Nacional/UFRJ); VIP - Vilas Indígenas Pombalinas (IFPI); NEIC - Núcleo de Estudos Impérios Coloniais (UFRPE). Desenvolve pesquisas sobre grupos indígenas no século XIX, enfocando reelaboração de identidades coletivas, estratégias indígenas, participação política, espaços informais de exercício da cidadania e formação do Estado nacional brasileiro.

Publicado

2022-11-22

Cómo citar

ALCANTARA, T. F. de; ALBUQUERQUE DANTAS, M. . LA EXTINCIÓN DEL PUEBLO DE BREJO DOS PADRES (TACARATU/PE): : DINÁMICAS SOCIALES, LEGISLACIÓN Y PASTOR DE LA TIERRA. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 01–15, 2022. DOI: 10.29327/ouricuri.12.2-9. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/14134. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático