A INTERSUBJETIVIDADE DOS PROCESSOS DOCENTES, ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Keywords:
Análise do Discurso, Intersubjetividade, Teoria das Representações Sociais, Docência.Abstract
O presente artigo visa discutir os significados reproduzidos através dasrepresentações sociais, compartilhados nos contextos da docência e ainda busca
apresentar o modo como os discursos orientam a forma de pensar e de agir dos
sujeitos implicados, em face do seu despertamento e da crítica destes mesmos
discursos. Inerentes à conceituação destas linguagens, apresenta-se aqui alguns
aspectos paradigmáticos da Modernidade quanto aos sentidos interessado e suas
consequências presentes nos discurso e suas representações. Este artigo destaca a
valorização dos aspectos intersubjetivos do discurso e de suas representações,
acessíveis aos sujeitos da docência enquanto produções de sua autoria, destacando a autonomia, a consciência crítica e emancipatória presentes nestas linguagens.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a) Authors maintain copyright and grant the magazine the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing of the work with recognition of authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal.
c) Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on their personal page) as this can increase the impact and citation of the published work (See The Effect of Open Access).