A ORALIDADE E A PERPETUAÇÃO DE RITOS FÚNEBRES:

AS EXCELÊNCIAS DE DEFUNTO

Autores

  • Ana Maria de Amorim Viana Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE https://orcid.org/0000-0002-0307-9848
  • Rana Assíria Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Thiang Rodrigues Fong Nien Neto Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.1-6

Palavras-chave:

Rezadeiras, Canto fúnebre, Distrito de Rajada

Resumo

Ritos fúnebres são cerimônias que existem em diversas culturas e nas mais distintas épocas, enterrar os mortos é um traço distintivo ligado à humanização do ser. O artigo de pesquisa "A oralidade e a perpetuação de ritos fúnebres: as excelências de defunto" tem como objetivo identificar como as rezadeiras ligadas ao catolicismo encaminham os ritos fúnebres no Distrito de Rajada, interior do município de Petrolina, identificando se há sistematização e presença do cântico de excelências. Os dados e informações foram adquiridos por meio de entrevistas semiestruturadas e entrevistas/narrativas de acordo com a técnica da História Oral. A pesquisa revelou a existência de 14 excelências nessa região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Amorim Viana, Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE

Professora do Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE - Campus Petrolina .Graduação em LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/ INGLÊS pela Universidade de Pernambuco, Especialização em Programação do Ensino de Português - UPE, Especialização em Informática na Educação. UFPE, Mestrado em Letras. UFPE e Doutoranda no DINTER em Letras, parceria Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Instituto Federal Sertão Pernambucano.

Rana Assíria Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF(2019 - Atual); Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano- IFSertãoPE- Campus Petrolina (2015-2018)

Downloads

Publicado

2022-04-26

Como Citar

DE AMORIM VIANA, A. M. .; AMORIM, R. A. .; FONG NIEN NETO, T. R. . A ORALIDADE E A PERPETUAÇÃO DE RITOS FÚNEBRES: : AS EXCELÊNCIAS DE DEFUNTO. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.29327/ouricuri.12.1-6. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/14105. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão