A INTERSUBJETIVIDADE DOS PROCESSOS DOCENTES, ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • Wellington Amâncio da Silva

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Intersubjetividade, Teoria das Representações Sociais, Docência.

Resumo

O presente artigo visa discutir os significados reproduzidos através das
representações sociais, compartilhados nos contextos da docência e ainda busca
apresentar o modo como os discursos orientam a forma de pensar e de agir dos
sujeitos implicados, em face do seu despertamento e da crítica destes mesmos
discursos. Inerentes à conceituação destas linguagens, apresenta-se aqui alguns
aspectos paradigmáticos da Modernidade quanto aos sentidos interessado e suas
consequências presentes nos discurso e suas representações. Este artigo destaca a
valorização dos aspectos intersubjetivos do discurso e de suas representações,
acessíveis aos sujeitos da docência enquanto produções de sua autoria, destacando a autonomia, a consciência crítica e emancipatória presentes nestas linguagens.

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Como Citar

AMÂNCIO DA SILVA, W. A INTERSUBJETIVIDADE DOS PROCESSOS DOCENTES, ANÁLISE DO DISCURSO E TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 001–031, 2014. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/6476. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão