IMPORTÂNCIA DE NASCENTES PARA MITIGAÇÃO DA CRISE HÍDRICA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE MATA GRANDE- ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol13.i1.a16220Palavras-chave:
Escassez de água; Recursos hídricos; Zona rural; Proprietários, FontesResumo
Atualmente é crescente a preocupação da sociedade com as questões ambientais e com a disponibilidade de recursos hídricos. Embora o Brasil seja considerado um país hidro logicamente rico, a escassez de água é comum em algumas regiões, como o interior do Nordeste, onde há períodos muito longos de estiagem. As razões para esta escassez são numerosas; má gestão com recursos públicos e atividades ambientais como esgoto doméstico em rios resultando em problemas de saúde pública. A consequência disso afeta as águas superficiais, pois são mais vulneráveis a impactos do que aquelas encontradas em profundidades maiores. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo mostrar a importância da manutenção e manejo adequado das nascentes para mitigar a crise hídrica na zona rural do município de Mata Grande-Alagoas. A metodologia foi direcionada à pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa documental por meio de levantamento das nascentes do município de Mata Grande realizado pelo “Projeto Renascer” em conjunto com a prefeitura municipal. Os levantamentos de campo foram realizados in loco aplicados com dez proprietários de terras, sendo cinco com nascentes e cinco onde não existem recursos hídricos. Na metodologia de coleta de dados para análise, foi aplicado um questionário com um formulário de perguntas referentes às nascentes na zona rural e seus benefícios. São muitos os discursos relatando dificuldades de falta de água em locais onde ela não existe. O resultado mostrou a necessidade da prefeitura municipal de Mata Grande elaborar um projeto para recuperar as nascentes abandonadas e buscar outras formas de abastecimento de água, através da implantação de poços artesianos que irão beneficiar a população que sofre com a crise hídrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).