FAMÍLIA HALYMENIACEAE (HALYMENIALES, RHODOPHYTA), NOVOS REGISTROS NO LITORAL DE ALAGOAS, BRASIL

Autores

  • Élica Amara Cecilia Guedes Coelho Universidade Federal de Alagoas
  • Kelly Gomes Bastos Instituto de Ciências Biológicas da UFAL
  • Manoel Messias da Silva Costa Instituto Federal de Alagoas/IFAL/EAD e Faculdade Regional Brasileira/UNIRB/Maceió
  • Mariana Mello Fireman Instituto de Ciências Biológicas da UFAL
  • Fernando Pinto Coelho Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-5

Palavras-chave:

Rodofíceas, Diversidade, Taxonomia, Llitoral alagoano

Resumo

A família Halymeniaceae (Halymeniales, Rhodophyta) apresenta importância ecológica como produtores primários, econômica, médica pelos seus compostos bioativos. No Estado de Alagoas, estudos sobre sua diversidade ainda são escassos e o presente trabalho teve como objetivo identificar, descrever e fornecer informações sobre a diversidade e ecologia das espécies da família Halymeniaceae no litoral alagoano. As coletas foram realizadas na região entre marés das praias de Sonho Verde, Mirante da Sereia, Riacho Doce (litoral norte), Pajuçara (litoral centro) e Pontal do Coruripe (litoral sul), durante os períodos seco (setembro e outubro de 2017 / março e setembro de 2018) e chuvoso (abril, maio, julho e agosto de 2018). Foram analisadas exsicatas de Halymeniaceae depositadas na coleção ficológica do Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. A maioria das amostras foram coletadas crescendo em substrato rochoso incrustrado por coralináceas e/ou corais. Halymenia duchassaingii, H. cearensis C.A.A. Azevedo, Cassano & M.C. Oliveira, H. clathrata E.C. Oliveira, F. Pinheiro-Vieira & R.E Norris e Grateloupia cf. filicina (J.V. Lamouroux) C. Agardh consistem em novos registros para o litoral de Alagoas e tiveram sua distribuição geográfica ampliada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élica Amara Cecilia Guedes Coelho, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora, Chefe do Laboratório de Ficologia, LABOFIC, ICBS, Setor de Botânica, Universidade Federal de Alagoas, UFAL

Kelly Gomes Bastos, Instituto de Ciências Biológicas da UFAL

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é monitora do Setor de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), nas disciplinas de Biologia e Taxonomia de Criptógamos e Botânica Sistemática 1. Desenvolvendo estágio no laboratório de Ficologia-ICBS-UFAL, atuando na linha de pesquisa de Taxonomia de Criptógamos com enfoque em taxonomia de macroalgas marinhas.

Manoel Messias da Silva Costa, Instituto Federal de Alagoas/IFAL/EAD e Faculdade Regional Brasileira/UNIRB/Maceió

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia, Sistemática e Ecologia de micro e macroalgas, consultoria em análises do fitoplâncton marinho, estuarino e dulcícola e diatomáceas perifíticas. Professor Substituto da Universidade Federal de Alagoas e Chefe do Laboratório de Ficologia de 2008 a 2010, ministrando as disciplinas em seus respectivos Cursos: Biologia e Taxonomia de Criptógamos, Botânica Sistemática I e Ficologia (Ciências Biológicas/Bacharelado e Licenciatura), Botânica Aplicada à Farmácia (Farmácia/Bacharelado), Botânica (Agronomia/Bacharelado) e Morfologia e Fisiologia Vegetal (Zootecnia/Bacharelado). Professor Titular da Faculdade São Vicente, ministrando as disciplinas de Botânica Estrutural e Funcional, Botânica Sistemática I e II, Fisiologia Humana, Genética Geral, Introdução à Filogenética, Parasitologia Humana e Trabalhos de Conclusão de Curso, para os Cursos de Biologia, Enfermagem e Pedagogia de 2011 a 2018. Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de 2013 a 2018 e Coordenador da Ouvidoria de 2015 a 2017 da Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar. Atualmente sou Professor Titular da Faculdade Regional Brasileira e Instituto Batista de Ensino Superior Avançado (FARB/UNIRB/IBESA), desde 2016 e ministrando disciplinas presenciais (Biologia Geral, Fisiologia Humana, História e Cultura Indígena Afro-brasileira, Histologia e Embriologia, Leitura e Produção de Textos e Responsabilidade Social e Ambiental, para os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) e Fisioterapia (Bacharelado) e na modalidade a distância a disciplina de Epidemiologia (2020). Professor Monitor da Educação Básica de Ensino do Estado de Alagoas desde 2015, ministrando as disciplinas de Ciências (Fundamental II) e Biologia (Ensino Médio). Professor Formador I (Bolsista CAPES) de Ensino a Distância do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) juntamente com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde 2018, ministrando as disciplinas de Parasitologia Humana, Anatomia e Morfologia Vegetal e Sistemática Vegetal I e II. Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ministrando a disciplina de Biologia no médio-técnico (desde 2019) e disciplinas no ensino superior, Educação e Desenvolvimento Sustentável (Curso de Licenciatura em Matemática) e Sistemática Vegetal I (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) (2020).

Mariana Mello Fireman, Instituto de Ciências Biológicas da UFAL

Bióloga estagiária do Laboratório de Ficologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFAL.

Fernando Pinto Coelho, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão - UFAL

Diretor Técnico da 1ª Associação do Brasil de Produtores de Créditos de Carbono Social do Bioma Caatinga (2022). Representante da Universidade Federal de Alagoas no Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Sertão do Rio São Francisco (2022). Perito em Análise Ambiental pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (2019). Doutor em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2018), área de concentração em energias renováveis e linha de pesquisa em meio ambiente e energia da biomassa. Prof. Orientador do Programa Federal Residência Pedagógica (2018). Consultor Ad Hoc do Ministério de Educação e Cultura - MEC (2014). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq. Núcleo de Produção de Energia do Semiárido Alagoano - NUPRES - AL (2013). Prof. da área de Hidrografia com especialização em Climatologia e Avaliação de Impactos Ambientais pela Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão - UFAL (2011). Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento - Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008). Master Business Administration (MBA) em gestão empresarial - Fundação Getúlio Vargas - FGV (2002). Graduado em Geografia - Licenciatura Plena - Universidade Federal de Alagoas (1999).

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

COELHO, Élica A. C. G.; BASTOS, K. G.; COSTA, M. M. da S.; FIREMAN, M. M.; COELHO, F. P. FAMÍLIA HALYMENIACEAE (HALYMENIALES, RHODOPHYTA), NOVOS REGISTROS NO LITORAL DE ALAGOAS, BRASIL. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29327/ouricuri.12.2-5. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/14965. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)