FAMÍLIA HALYMENIACEAE (HALYMENIALES, RHODOPHYTA), NOVOS REGISTROS NO LITORAL DE ALAGOAS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-5Palavras-chave:
Rodofíceas, Diversidade, Taxonomia, Llitoral alagoanoResumo
A família Halymeniaceae (Halymeniales, Rhodophyta) apresenta importância ecológica como produtores primários, econômica, médica pelos seus compostos bioativos. No Estado de Alagoas, estudos sobre sua diversidade ainda são escassos e o presente trabalho teve como objetivo identificar, descrever e fornecer informações sobre a diversidade e ecologia das espécies da família Halymeniaceae no litoral alagoano. As coletas foram realizadas na região entre marés das praias de Sonho Verde, Mirante da Sereia, Riacho Doce (litoral norte), Pajuçara (litoral centro) e Pontal do Coruripe (litoral sul), durante os períodos seco (setembro e outubro de 2017 / março e setembro de 2018) e chuvoso (abril, maio, julho e agosto de 2018). Foram analisadas exsicatas de Halymeniaceae depositadas na coleção ficológica do Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas. A maioria das amostras foram coletadas crescendo em substrato rochoso incrustrado por coralináceas e/ou corais. Halymenia duchassaingii, H. cearensis C.A.A. Azevedo, Cassano & M.C. Oliveira, H. clathrata E.C. Oliveira, F. Pinheiro-Vieira & R.E Norris e Grateloupia cf. filicina (J.V. Lamouroux) C. Agardh consistem em novos registros para o litoral de Alagoas e tiveram sua distribuição geográfica ampliada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).