A EXTINÇÃO DO ALDEAMENTO DO BREJO DOS PADRES (TACARATU/PE):
DINÂMICAS SOCIAIS, LEGISLAÇÃO E ESBULHOS DE TERRAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.12.2-9Palavras-chave:
Extinção de aldeamentos, Brejo dos Padres, Legislação, Esbulho de terrasResumo
Durante muitas décadas, os povos indígenas foram silenciados, marginalizados e invisibilizados nas narrativas historiográficas do Brasil, sobretudo no século XIX, bem como foi omitida a diversidade sociocultural, e ainda, a sistemática negação das identidades, e de direitos, especificamente os habitantes na Região Nordeste, por autoridades, invasores dos territórios indígenas o que viabilizou a extinção oficial dos aldeamentos da Região, e consequentemente, os esbulho das terras pertencentes a estes aldeamentos. Sendo necessário e ampliar discussões acerca do papel e o lugar dos povos indígenas nos processos históricos locais e regionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).