A ORALIDADE E A PERPETUAÇÃO DE RITOS FÚNEBRES:

AS EXCELÊNCIAS DE DEFUNTO

  • Ana Maria de Amorim Viana Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE https://orcid.org/0000-0002-0307-9848
  • Rana Assíria Amorim Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Thiang Rodrigues Fong Nien Neto Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE

Resumo

Ritos fúnebres são cerimônias que existem em diversas culturas e nas mais distintas épocas, enterrar os mortos é um traço distintivo ligado à humanização do ser. O artigo de pesquisa "A oralidade e a perpetuação de ritos fúnebres: as excelências de defunto" tem como objetivo identificar como as rezadeiras ligadas ao catolicismo encaminham os ritos fúnebres no Distrito de Rajada, interior do município de Petrolina, identificando se há sistematização e presença do cântico de excelências. Os dados e informações foram adquiridos por meio de entrevistas semiestruturadas e entrevistas/narrativas de acordo com a técnica da História Oral. A pesquisa revelou a existência de 14 excelências nessa região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Amorim Viana, Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE

Professora do Instituto Federal Sertão Pernambucano - IF SERTÃO-PE - Campus Petrolina .Graduação em LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/ INGLÊS pela Universidade de Pernambuco, Especialização em Programação do Ensino de Português - UPE, Especialização em Informática na Educação. UFPE, Mestrado em Letras. UFPE e Doutoranda no DINTER em Letras, parceria Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e Instituto Federal Sertão Pernambucano.

Rana Assíria Amorim, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF(2019 - Atual); Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano- IFSertãoPE- Campus Petrolina (2015-2018)

Publicado
2022-04-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 140
  • PDF downloads: 16
Como Citar
de Amorim Viana, A. M., Amorim, R. A., & Fong Nien Neto, T. R. (2022). A ORALIDADE E A PERPETUAÇÃO DE RITOS FÚNEBRES: : AS EXCELÊNCIAS DE DEFUNTO. Revista Ouricuri, 12(1), 1-14. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/14105
Seção
Artigos de Revista