ESTUDO FITOQUÍMICO, FÍSICO-QUÍMICO, MICROBIANO E DE TOXICIDADE DO EXTRATO ETANÓLICO DAS FOLHAS DE Mentha × piperita L. (Lamiaceae)
DOI:
https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-2Resumo
Conhecida popularmente como hortelã pimenta, a Mentha × piperita L. é utilizada popularmente no tratamento de desordens no estômago, dores nos músculos, dores de cabeça, resfriados. O presente estudo teve como objetivo o estudo fitoquímico, físico-químico, antimicrobiano e de toxicidade do extrato bruto hidro alcoólico das folhas da M. piperita. Na análise fitoquímica preliminar houve positividade para: saponinas espumídicas, ácidos orgânicos, açúcares redutores e esteroides e triterpenoides. Atividade bacteriana do extrato frente à Pseudomonas aeuroginosa foi efetiva tanto quanto ao antibiótico amoxicilina, utilizado como controle. Com Concentração Inibitória Mínima de 100 mg/mL, Staphylococcus aureus teve seu crescimento interferido e não inibido. O extrato apresentou frente a nauplios de A. salina a CL50 de 533,777 µg/mL, em um período de 24 horas, o que caracteriza baixa toxicidade em relação à A. salina. Por tratar-se de estudos preliminares, é necessário que mais testes sejam realizados com a capacidade de isolar os grupos orgânicos, com a finalidade de realizar novas descobertas e corroborar com o que está descrito em literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).