SABER SOBRE PÁSSAROS: UM ENTENDIMENTO ETNOORNITOLÓGICO DOS MORADORES DO POVOADO DE CATUNI DA ESTRADA, MUNICÍPIO DE JAGUARARI, NO SERTÃO BAIANO

Autores

  • Alan Ferreira Bonfim
  • Maria Vanderly Andrea Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Renato Almeida
  • Kaliane Nascimento de Oliveira
  • Marcel Silva Lemos
  • Elon Souza Aniceto

DOI:

https://doi.org/10.29327/ouricuri.11.1-4

Palavras-chave:

Avifauna, Conhecimento tradicional, Ornitologia, Preservação, Zootecnia

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida junto aos moradores da comunidade de Catuni da Estrada, Jaguarari-BA e teve como proposta compreender e inventariar as aves utilizadas como recurso trófico e suas técnicas de captura, zooterápicos, criadas em gaiolas e as lendas/mitos. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de novembro a maio de 2020. Foram entrevistados 50 moradores que utilizam e interagem com a avifauna. A obtenção das informações ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente. A partir das informações obtidas, calculou-se o Valor de Uso (VU) para cada etnoespécies citada. Assim, foram registrados 172 etnoespécies local, para o uso trófico citaram-se 24 etnoespécies, destacando-se Crypturellus parvirostris. As aves citadas são normalmente capturadas através de 13 técnicas, destacando-se o uso da espingarda e “visgo-de-jaca”. Registrou-se também algumas espécies não consumidas por questões culturais como Coragypss atratus e Fluvicola nengeta. Para o uso zooterápico registraram-se 11 espécies, com destaque a Columbina talpacoti. Pássaros criados em gaiolas representaram 22 espécies, sendo os principais Paroaria dominicana e Sporophila nigricollis. Nas relações simbólico-ritualísticas, os moradores citaram algumas aves que de acordo com o conhecimento biocultural trazem má sorte e prenuncio de eventos climatológicos. Os resultados apresentados poderão contribuir para informações do conhecimento ecológico local no campo da ornitologia. Numa concepção mais ampla sobre o conhecimento ornitológico “não formal” e formal talvez seja possível auxiliar na implantação de formas mais adequadas de programas de manejo e conservação da avifauna, interligados aos fatores socioeconômicos, culturais, históricos e artísticos, de tal forma a ser conduzido por novos paradigmas socioculturais ecológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

FERREIRA BONFIM, A. .; ANDREA, M. V.; ALMEIDA, R. .; NASCIMENTO DE OLIVEIRA, K. .; SILVA LEMOS, M. .; SOUZA ANICETO, E. . SABER SOBRE PÁSSAROS: UM ENTENDIMENTO ETNOORNITOLÓGICO DOS MORADORES DO POVOADO DE CATUNI DA ESTRADA, MUNICÍPIO DE JAGUARARI, NO SERTÃO BAIANO. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 028–050, 2021. DOI: 10.29327/ouricuri.11.1-4. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/11241. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)