NOTAS SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO EM CONCEIÇÃO DO ARROIO NA SE-GUNDA METADE DO SÉCULO XIX: AS MEMÓRIAS DE ANTONIO STENZEL FILHO EM SUA OBRA “A VILA DA SERRA”

Autores

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira
  • Valesca Brasil Costa

Resumo

Antônio Stenzel Filho era natural do município de Conceição do Arroio, hoje denominado Osório, localizado no Rio Grande do Sul. O escritor nasceu a 8 de junho de 1862, apenas quatro anos após a emancipação do município em relação a Santo Antonio da Patrulha. Em 1924, o autor publicou um livro de memórias denominado A Vila da Serra (Conceição do Arroio): sua descrição física e histórica. Usos e costumes até 1872. Reminiscências, no qual apresenta lembranças sobre diversos aspectos do município. O objetivo deste trabalho é analisar, com base em tais memórias, o contexto do ensino primário na localidade. Para tanto, além da obra do autor, utilizou-se como fontes de pesquisa os regulamentos que pautavam a instrução pública na província de São Pedro, atual estado do Rio Grande do Sul (tais regulamentos foram compilados por Tambara e Arriada), os censos do período, os quais foram organizados e disponibilizados pela extinta Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul e o Álbum do Partido Republicano Castilhista, publicado em 1932. Verificou-se que, conforme presente nas disposições do Regulamento da instrução de 1857, o município contava com uma aula para meninas e uma aula para meninos, além de possíveis aulas privadas. Essas aulas localizavam-se na zona central da cidade e encontravam-se próximas umas as outras. A obra de Stenzel indica que os espaços onde se realizavam provavelmente haviam sido alugados pelo governo da província. Dessa forma, entende-se que ainda que a obra de Stenzel não conte com um capítulo dedicado ao tema educação ou instrução, ao delinear o traçado urbano em sua descrição das ruas, as quais possivelmente receberam a nomenclatura do ano de sua publicação, foram indicados os locais das aulas e casas de professoras e professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. A. M. .; COSTA, V. B. NOTAS SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO EM CONCEIÇÃO DO ARROIO NA SE-GUNDA METADE DO SÉCULO XIX: AS MEMÓRIAS DE ANTONIO STENZEL FILHO EM SUA OBRA “A VILA DA SERRA”. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 2, n. 8, p. 192–211, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/13432. Acesso em: 28 mar. 2024.