A formação do professor leitor

mediação cultural e curadoria literária nos espaços educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p153

Palavras-chave:

Formação literária. Mediação cultural. Direito à literatura.

Resumo

O presente artigo Investiga o papel da literatura e da mediação cultural na formação continuada de professores dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na importância da leitura literária no desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. A pesquisa tem como objetivo compreender como a literatura pode ser eficaz Integrada ao cotidiano escolar e como as práticas de mediação literária importantes para o fortalecimento da cultura literária entre os educadores. O estudo propõe uma abordagem que articula aspectos históricos, culturais e pedagógicos, além de discutir os desafios contemporâneos na formação do professor como leitor e mediador cultural.

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Biografia do Autor

Nádia Patrícia Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP

Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, orientanda da Prof Dr Diana Navas, com bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desenvolvendo a pesquisa: Espaço e Valorização da Literatura na Formação em Serviço de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cursou especialização lato sensu em Cultura e Literatura, cursou também especialização lato sensu em Literatura Brasileira. Graduada em Pedagogia. Professora de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Santo André. Seu trabalho tem como foco a educação literária, atuando com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e desenvolvendo projetos na área de literatura. Sua pesquisa se concentra na formação do professor, formação do leitor, letramento literário, visual e material, educação estética, literatura Infantil e juvenil em diálogo com as outras artes.

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

RIBEIRO, N. P. A formação do professor leitor: mediação cultural e curadoria literária nos espaços educacionais. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 153–162, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n2.p153. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n2p153. Acesso em: 21 jan. 2025.