Sobre a Revista

Foco e Escopo

Grau Zero é uma revista semestral, de acesso aberto, articulada e pré-editada por uma comissão científica local de estudantes e com total apoio dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia. Publicamos em português, inglês, francês e espanhol, artigos, entrevistas e resenhas, inéditos, de investigadores nacionais e internacionais, em seu processo de realização de mestrado e de doutorado, cujos estudos e conclusões problematizem não só as representações culturais e sociais, em suas diversas formas e suportes, mas os processos de construção dessas representações, seus agentes, seus significados, suas lógicas e sentidos. O trabalho com a linguagem, assim, constitui um crivo decisivo para se avaliar o diálogo e as trocas epistemológicas entre a área dos estudos linguísticos, estudos literários e os das ciências humanas e demais campos do saber.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação pelos pares se dá da seguinte forma: a) check list dos textos submetidos a partir das chamadas. A comissão de publicações e/ou editores de sessão, a partir das normas e linha editorial da Revista Grau Zero, faz uma pré-seleção; b) encaminhamento dos artigos pré-selecionados a 02 avaliadores ad hoc para emissão de parecer circunstanciado. Os avaliadores ad hoc são escolhidos pela produção e maturidade científica quanto aos temas de cada dossiê.

As resenhas, entrevistas, ensaios, manifestos são também pré-selecionados e encaminhadas a um(a) avaliador(a) ad hoc para emissão de parecer. Considerando o Banco de Textos para arquivamento de trabalhos submetidos em fluxo contínuo, poderão ser selecionados(as) até 02 textos de cada gênero, para a composição do dossiê, a partir de 2018.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

  •  

Histórico do periódico

Revista dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB)