Decolonialidade e formação do leitor cultural
memórias, afetos, corpos e movimentos na produção literária, desmemória
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p103Palavras-chave:
Desmemória. Decolonialidade. Formação do leitor cultural. Narrativas Lésbicas.Resumo
O estudo versa sobre a análise do romance Desmemória, de Thalita Coelho, com enfoque nas complexas dinâmicas de memória e afeto. Utilizando uma perspectiva decolonial, procura explorar as labirínticas camadas da narrativa e revelar como a trama desafia as construções hegemônicas de corpos, memória, afeto e identidade. Também, busca-se compreender como as vivências Individuais e coletivas, associadas a eventos históricos, culturais ou traumas pessoais, assim como a construção da identidade, são moldadas, contestadas e reimaginadas em uma Iniciativa voltada para as lentes decoloniais dessas representações. As discussões apresentadas são firmadas em trabalhos de Intelectuais provenientes das epistemologias decoloniais, que tencionam uma ruptura com toda forma de opressão constituída pelas ideologias EURO-USA-centristas. Ademais, almeja-se Investigar como as representações culturais e históricas presentes na obra podem ser (des)reconstruídas sob uma perspectiva decolonial, visando entender o papel dessas representações na construção de identidades, nas relações de poder e nas visões de mundo alternativas, que somente a literatura pode proporcionar à formação do leitor cultural.
Downloads
Referências
CANDAU, V. M. F. Abecedário de Educação e Interculturalidade. Rio de Janeiro:
UFRJ; Cinead, 2017.
CHEVALIER, Jean-Claude ; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 18 Rio de Janeiro: José Olympio, 2003,
COELHO, Thalita. Desmemoria. Pólen: São Paulo, 2020.
COELHO, Thalita. Terra molhada. São Paulo: Editora Patuá, 2018.
DENZIN, N. K; LINCOLN, Y. S. Introduction: Entering the Field of Qualitative Research, In DENZIN, N. K; Lincoln, Y S. (eds.), The Landscape of Qualitative Research: Theories and Issues. Thousand Oaks. Sage, 1998, p. 1-34.
ENDO, P. C. Freud, o Inconsciente, a des-memória, a In-memória e os paradoxos do esquecimento, do sonho e do real de Auschwitz. Percurso, v. 30, n. 60, p. 77-88, 2018.
EVARISTO, C. Becos da memória. 2ª edição. Florianópolis: Editora Mulheres, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GOMES, C. M. O lugar do leitor cultural. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Laboratório de Edição Fábrica de Letras – UNEB, v. 1, n. 1, p. 8–23, 2011. DOI: 10.30620/p.i.v1i1.1412. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/1412. Acesso em: 31 out. 2024.
MACEDO, Elizabeth. O Currículo no Portão da Escola. In: MACEDO, Elizabeth; RANNIERY, Thiago. (orgs). Currículo, sexualidade e ação docente.
Petrópolis: DP Et alli, 2017, p. 17-44.
MIGNOLO, W. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Argentina: Ediciones del signo, 2010.
NASCIMENTO, B. S..; SILVA, M. J. S. de J. Perspectivas decoloniais: experiências performativas que surgem da docência de língua Inglesa na educação básica. Rascunhos Culturais, v. 13, n. 26, p. 258-290, 27 maio 2023. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/rascunhosculturais/article/view/18758. Acesso em: 30 out. 2024.
PAIXÃO, Sofia. s.v. Memória. E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), 30/12/2009, coord. de Carlos Ceia. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/memoria. Acesso em: 15 jun. 2024.
POLESSO, Natalia Borges. Sobre literatura lésbica e ocupação de espaços. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 61, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/M6fvQXLjWw8fjzjbCTn8RPv/#. Acesso em: 15 jun. 2024.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas – Estudos gays: gêneros e sexualidades, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 17-44, 2010.
SANTOS, B. S.; MENEZES M. P. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumindo a criação original do texto proposto, declaro conceder à Grau Zero o direito de primeira publicação, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License, e permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Em contrapartida, disponho de autorização da revista para assumir contratos adicionais para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada, bem como permissão para publicar e distribuí-lo em repositórios ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, seu impacto e citação.