Decolonialidade e formação do leitor cultural

memórias, afetos, corpos e movimentos na produção literária, desmemória

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n2.p103

Palabras clave:

Desmemória. Decolonialidade. Formação do leitor cultural. Narrativas Lésbicas.

Resumen

O estudo versa sobre a análise do romance Desmemória, de Thalita Coelho, com enfoque nas complexas dinâmicas de memória e afeto. Utilizando uma perspectiva decolonial, procura explorar as labirínticas camadas da narrativa e revelar como a trama desafia as construções hegemônicas de corpos, memória, afeto e identidade. Também, busca-se compreender como as vivências Individuais e coletivas, associadas a eventos históricos, culturais ou traumas pessoais, assim como a construção da identidade, são moldadas, contestadas e reimaginadas em uma Iniciativa voltada para as lentes decoloniais dessas representações. As discussões apresentadas são firmadas em trabalhos de Intelectuais provenientes das epistemologias decoloniais, que tencionam uma ruptura com toda forma de opressão constituída pelas ideologias EURO-USA-centristas. Ademais, almeja-se Investigar como as representações culturais e históricas presentes na obra podem ser (des)reconstruídas sob uma perspectiva decolonial, visando entender o papel dessas representações na construção de identidades, nas relações de poder e nas visões de mundo alternativas, que somente a literatura pode proporcionar à formação do leitor cultural.

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Biografía del autor/a

Bruno Silva Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Educação crítica, criativa e ética por Linguagens, Transculturalidades e Tecnologias (UFMS/CNPq). Professor de Língua Inglesa da Rede Pública de Ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Maria Jeane Souza de Jesus Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestra em Educação e Diversidade (PPGED/UNEB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). Professora de Língua Portuguesa e Redação da Rede Pública de Ensino de Monte Santo/BA.

Franciellen Santos Francese, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Letras – Português e Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2023) e em Arte Dramática (SENAC 2013). Atua há 10 anos no teatro como contadora de histórias e palhaçaria de rua. Durante sua jornada universitária, dedicou-se a explorar as Interseções entre teatro e literatura, culminando em uma pesquisa de dois anos financiada pela CNPQ sobre a dramaturgia de Benjamim Santos. Pretende continuar seus estudos na área de dramaturgia, buscando contribuir para o reconhecimento e valorização desse campo no meio acadêmico.

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Publicado

2024-12-24

Cómo citar

NASCIMENTO, B. S.; SILVA, M. J. S. de J.; FRANCESE, F. S. Decolonialidade e formação do leitor cultural: memórias, afetos, corpos e movimentos na produção literária, desmemória. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 2, p. 103–118, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n2.p103. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n2p103. Acesso em: 21 ene. 2025.