Leitura literária

da impressa à digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p59

Palavras-chave:

Leitura Impressa, Leitura Digital, Literatura

Resumo

Este artigo explora a evolução da leitura literária do formato impresso para o digital, investigando como essa transição impacta a interação do leitor com as obras literárias. Analisam-se as mudanças perceptuais e cognitivas decorrentes da leitura em plataformas digitais, destacando a influência das tecnologias na experiência do leitor. Examina-se, ainda, a democratização do acesso à literatura, a introdução de elementos multimídia e as novas formas de interação social em comunidades virtuais de leitores. Ao confrontar os desafios e oportunidades dessa transformação, este estudo visa compreender as implicações da leitura digital no contexto literário contemporâneo, considerando as nuances que definem a transição da leitura impressa para a digital. Para fundamentar tal discussão, apoia-se em teóricos e estudiosos com Bordini e Aguiar (1988), Chartier (2003), Cavallo (2002), Canclini (2008), Coscarelli (2012), Cruz (2012), dentre outros. Portanto, essa análise não apenas compreende as transformações tecnológicas, todavia reflete sobre como essas mudanças afetam a essência da leitura literária no ambiente educacional, explorando não apenas o passado e o presente, mas também o futuro desse cenário em constante evolução.

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Biografia do Autor

Nadja Silva Brasil Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Letras Vernáculas com Habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS), aprofundou sua formação com uma especialização em Psicopedagogia Aplicada às Séries Iniciais pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI Serrinha/BA. Obteve o título de Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da UNEB, Campus II Alagoinhas/BA. Atualmente, encontra-se em fase de doutoramento no Programa de Pós-Crítica em Crítica Cultural da UNEB, Campus II Alagoinhas/BA, integrando a Linha 2 Letramentos, identidades e formação de educadores e desempenhando papel como membro do grupo de Pesquisa GEREL-UNEB (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens). No âmbito profissional, acumula 21 anos de experiência como professora efetiva na Rede Estadual da Bahia. Destacou-se como corretora do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM por 6 anos e como Supervisora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/UEFS por 9 anos. Membro do corpo editorial dos anais Seminário Interlinhas UNEB (2021/2022), revisora de periódicos da Fábrica de Letras (2022) e ABRALIC (2022). Atualmente faz parte da comissão editorial da revista eletrônica Grau Zero (2023/2024). Além disso, atuou como organizadora das obras Trilhando os Caminhos da Poesia (2017) e Poesia: A Arte de (RE) Viver (2019), ambas relacionadas à conclusão de projetos escolares na educação básica. Com foco concentrado na Literatura, Redação e Formação de Professores, desenvolve e executa, cursos, minicursos e projetos educacionais.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

SANTOS, N. S. B. Leitura literária: da impressa à digital. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 59–76, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p59. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p59. Acesso em: 21 dez. 2024.