Leitura literária

da impressa à digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p59

Palabras clave:

Leitura Impressa, Leitura Digital, Literatura

Resumen

Este artigo explora a evolução da leitura literária do formato impresso para o digital, investigando como essa transição impacta a interação do leitor com as obras literárias. Analisam-se as mudanças perceptuais e cognitivas decorrentes da leitura em plataformas digitais, destacando a influência das tecnologias na experiência do leitor. Examina-se, ainda, a democratização do acesso à literatura, a introdução de elementos multimídia e as novas formas de interação social em comunidades virtuais de leitores. Ao confrontar os desafios e oportunidades dessa transformação, este estudo visa compreender as implicações da leitura digital no contexto literário contemporâneo, considerando as nuances que definem a transição da leitura impressa para a digital. Para fundamentar tal discussão, apoia-se em teóricos e estudiosos com Bordini e Aguiar (1988), Chartier (2003), Cavallo (2002), Canclini (2008), Coscarelli (2012), Cruz (2012), dentre outros. Portanto, essa análise não apenas compreende as transformações tecnológicas, todavia reflete sobre como essas mudanças afetam a essência da leitura literária no ambiente educacional, explorando não apenas o passado e o presente, mas também o futuro desse cenário em constante evolução.

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Biografía del autor/a

Nadja Silva Brasil Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada en Literatura Vernácula con Calificación en Lengua Portuguesa y Literaturas Respectivas por la Universidad Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS), profundizó su formación con especialización en Psicopedagogía Aplicada a la Serie Inicial en la Universidad Estadual de Bahía (UNEB), Campus XI Serrinha /BA. Obtuvo una Maestría en el Programa de Postgrado en Crítica Cultural de la UNEB, Campus II Alagoinhas/BA. Actualmente, se encuentra en fase de Doctorado en el Programa de Postcrítica en Crítica Cultural de la UNEB, Campus II Alagoinhas/BA, integrando la Línea 2 Alfabetizaciones, identidades y formación de educadores y desempeñando un papel como miembro del grupo de Investigación GEREL-UNEB. (Grupo de Estudio sobre Resiliencia, Educación y Lenguas). Profesionalmente tiene 21 años de experiencia como docente eficaz en la Red del Estado de Bahía. Se destacó como correctora del Examen Nacional de Enseñanza Media ENEM durante 6 años y como supervisora ​​en el Programa de Becas Institucionales de Iniciación a la Docencia PIBID/UEFS durante 9 años. Miembro del consejo editorial de los anales Seminário Interlinhas UNEB (2021/2022), revisor de publicaciones periódicas de la Fábrica de Letras (2022) y ABRALIC (2022). Actualmente forma parte del comité editorial de la revista electrónica Grau Zero (2023/2024). Además, actuó como organizadora de las obras Trilhando os Caminhos da Poesia (2017) y Poesia: A Arte de (RE) Viver (2019), ambas relacionadas con la realización de proyectos escolares en educación básica. Con un enfoque concentrado en Literatura, Escritura y Formación Docente, desarrolla y ejecuta cursos, minicursos y proyectos educativos.

 

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Publicado

2024-06-21

Cómo citar

SANTOS, N. S. B. Leitura literária: da impressa à digital. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 59–76, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p59. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p59. Acesso em: 17 jul. 2024.