A perspectiva do letramento para o ensino de produção e gêneros textuais

inquietações, reflexões e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v12n1.p111

Palavras-chave:

Ensino, Letramento, Gêneros Textuais

Resumo

O presente artigo é fruto de inquietações oriundas do trabalho em sala de aula. Tem como objetivo tecer reflexões no que tange ao letramento e ao ensino de escrita e de leitura, através da abordagem dos gêneros textuais, a fim de evidenciar como a escrita pode ser trabalhada, nas diferentes situações do cotidiano que configuram o letramento da vida social, indispensável para o exercício da cidadania. Para tanto, ampara-se em estudiosos do assunto, como Angela Kleiman (2001), Freire (1971/2000), Geraldi (1997), Magda Soares (2009), Regina Celi Pereira (2005), Monica Cidele da Cruz (2005). Por fim, destaca-se a importância do letramento do professor e de programas de formação continuada que capacitem o docente às práticas comunicativas exigidas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Argolo Barreto, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; Pós Graduada em Linguística Aplicada e Formação de Leitores. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de educação do Estado da Bahia.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DA CRUZ, MÔNICA CIDELE. A Produção Textual no Nível Médio: Uma Análise das Condições de Produção. 2005. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Maringá.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1971.

FREIRE, Paulo. Terceira carta. Cartas a Paulo Freire, p. 56, 2000.

GERALDI, João Wanderley. Da redação à produção de textos. Aprender e ensinar com textos de alunos, v. 1, p. 17-24, 1997.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e formação do professor: quais as práticas e exigências no local de trabalho. In: A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, p. 39-68, 2001.

PEREIRA, Regina Celi Mendes. Gêneros textuais e letramento: uma abordagem sociointeracionista da produção escrita de crianças de 1ª e 2ª séries. 2005.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Professores da cidade, alunos da roça: identidades e discursos na escola. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade, p. 127-136, 2011.

SOARES, Magda. Letramento-um tema em três gêneros. Autêntica, 2018.

NOVA ESCOLA. Entenda como a BNCC aborda a Língua Portuguesa no Fundamental. 08 de agosto de 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18165/entenda-como-a-bncc-aborda-a-lingua-portuguesa-no-fundamental. Acesso em: 30 de nov. de 2021.

Publicado

2024-06-21

Como Citar

BARRETO, M. A. A perspectiva do letramento para o ensino de produção e gêneros textuais: inquietações, reflexões e possibilidades. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 12, n. 1, p. 111–122, 2024. DOI: 10.30620/gz.v12n1.p111. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/v12n1p111. Acesso em: 21 dez. 2024.